Igreja

Ética e moral Cristãs: uma realidade a partir do Evangelho

Neste artigo, vamos aprender que estes conceitos são aplicados integralmente a partir dos ensinamentos de Jesus

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

16 OUT 2023 - 14H52 (Atualizada em 19 OUT 2023 - 10H49)

Freepik

Quando falamos de ética e moral, logo somos remetidos aos conceitos gregos de ethos e latino de morus. Ambos os conceitos retratam a questão dos costumes, dos hábitos, do caráter, que são construídos dentro de uma sociedade, de uma instituição, em uma família, etc.

Leia MaisSanto Afonso, o homem do equilíbrio moralE quando pensamos no cristianismo enquanto uma religião pautada nos ensinamentos de Jesus Cristo, vamos perceber que também há questões éticas e morais que permeiam todo o agir cristão (o agir da Igreja).

Partindo de um ponto basilar; fundamental para toda a construção ética/moral do cristianismo (e da Igreja), temos a pessoa do Cristo e o seu agir relatado nos Evangelhos.

É a partir daí que temos uma base para compreender o agir cristão da Igreja, mas, também temos a construção ao redor dos ensinamento de Jesus, que provém desde os padres da Igreja (período Patrístico), a Escolástica (Idade Média), chegando ao Concílio Vaticano II e à Igreja hoje.

Nada se exclui dentro da Tradição e do depósito da Fé, mas se adapta para responder o tempo presente.

pathdoc/ Shutterstock
pathdoc/ Shutterstock


Hoje, encontramos questões delicadas dentro da sociedade: questões do casamento homoafetivo, questões sobre o aborto, sobre a pena de morte... Todas estas questões tocam em pontos nevrálgicos da moral cristã e geram repercussões gigantescas. E a sociedade, sempre polêmica e querendo uma resposta da Igreja que agrade aos ouvidos de todos, acaba por entrar em oposição às colocações da Igreja.

Se observarmos ipsis litteris (ao pé da letra) a moral cristã e a doutrina, entraríamos numa discussão de anos, mas devemos levar em conta o que Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e patrono dos moralistas e confessores, dizia em suas obras de Teologia Moral: devemos olhar cada caso particularmente, para não cometermos erros e condenarmos toda a sociedade.

E o Papa Francisco, em sua sabedoria, nos traz nos documentos do Magistério da Igreja estas inspirações morais alfonsianas, dizendo que devemos olhar cada pessoa com compaixão, misericórdia e amor.

Não vamos deturpar a “moral e os bons costumes” da Igreja se tratarmos cada pessoa com suas particularidades com amor e misericórdia. Da mesma forma, não vamos impor sobre todos o pesado fardo da lei doutrinal cristã, como faziam os fariseus no tempo de Jesus com os judeus.

E também não iremos mediocrizar toda uma doutrina milenar pautada na pessoa do Cristo, mas, com sabedoria devemos olhar o outro com equidade, nem tanto rigoristas, nem tanto laxistas, mas com amor, pois o Amor é o único caminho.

Padre Rodrigo Arnoso fala sobre ética e moral na Sagrada Escritura

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...