Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 25 JUN 2018 - 14H34

Faltam vocações? Iniciativa indica método eficaz presente no Evangelho


Toda vocação tem sua origem em Deus. Seja ela para o sacerdócio, a vida consagrada, a família, a missão. Mas ela também é fruto de uma comunidade que reza.

O próprio Papa Francisco acredita nisso: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso”. O Documento de Aparecida (n. 314) afirma que “as vocações são dom de Deus e, por isso, em cada diocese, não devem faltar orações especiais ao Dono da messe”.

Se há escassez de vocações, a iniciativa "Cada Comunidade uma Nova Vocação" que surgiu no sul do Brasil apresenta a oração como forma de unir toda a comunidade para "pedir ao Senhor da messe que envie operários". 

:: Existe idade para descobrir a vocação?

"Propomos que, possivelmente, todos os encontros da Igreja, todas as reuniões de Pastorais, Movimentos Eclesiais, Organismos e Serviços, grupos de reflexão, assim como todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário, conscientemente, pelas vocações. Antes da celebração da Palavra ou da Santa Missa, onde for possível, rezem-se as cinco dezenas", indicam os organizadores. 

A prática da oração alia-se ainda a necessidade de fomentar uma "cultura vocacional" que atinja o coração e a mente de todos os membros da comunidade e frutifique em outras ações voltadas para a campanha vocacional. 

Leia Mais A descoberta da vocação redentoristaAd Gentes: a vocação missionária da IgrejaSou atuante na comunidade mas ainda falta algo. Tenho vocação?A Ação Evangelizadora está alinhada com o Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2018 com o seguinte tema: "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional". Está em sintonia também com a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em janeiro de 2019 no Panamá e tem como tema "Maria e a vocação". E por fim, a Ação Evangelizadora terá um tempo forte, no Congresso Nacional Vocacional em 2019.

A iniciativa está presente inicialmente nas dioceses de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul.

A Ação Evangelizadora não tem uma data de encerramento, pois as dioceses não quiseram estabelecer uma data de fechamento.

Conheça mais sobre a iniciativa no endereço vocacoes.org.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.