Igreja

Romaria do Pai Eterno reúne três milhões de devotos em Trindade (GO)

Em 10 dias, mais de 200 celebrações e momentos de oração foram realizados durante a Novena e Festa no Centro-Oeste brasileiro

Escrito por Redação A12

23 JUN 2023 - 13H49 (Atualizada em 03 JUL 2023 - 16H45)

Afipe

Chegou ao fim uma das romarias mais tradicionais da Igreja no Brasil. No último domingo (27), milhares de fiéis celebraram a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, a pouco mais de 20 km do centro de Goiânia, capital do estado de Goiás.

Leia Mais5 fatos sobre a devoção ao Divino Pai Eterno e à Santíssima Trindade

De acordo com informações da Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Santuário Basílica de Trindade, em 10 dias, 3,6 milhões de pessoas passaram pelo Santuário Basílica.

“Desde o primeiro dia de festa foi uma alegria. A praça do Santuário estava lotada de devotos, e foi aumentando até o último dia. Portanto, tenho certeza de que os romeiros saíram renovados pelo Pai. Atendendo o chamado e seguindo a sua missão”, disse Padre Marco Aurélio Martins, C.Ss.R, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

No último dia, os fiéis chegaram cedo ao Santuário para celebrar o amor de Deus Pai. Logo às 4h30 do domingo (27) foi realizada a Alvorada Festiva, seguida da Procissão de Penitência saindo da Igreja Matriz para a praça do Santuário Basílica de Trindade.

Afipe
Afipe


Ainda pela manhã, foi celebrada a Missa Solene, presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (AM).

"São Pedro e São Paulo rogai por nós! O Pai Eterno nos conceda a graça da libertação, do chamado e do envio. O Pai Eterno nos conceda a graça da irmandade com todas as criaturas e da maternidade com todos os necessitados no corpo e no espírito. Ó, Pai Eterno despertai em nós o desejo de amarmos como tu amas: os órfãos e as viúvas. Um amor aos cegos, surdos, coxos, doentes, justos, pecadores, marginalizados. Concedei o fervor, o ardor, a força, a suavidade e fidelidade anunciadora de Pedro e Paulo. Amém!" , disse Dom Leonardo em sua homilia.

No final da tarde, houve a Procissão Luminosa e a Celebração de Encerramento, presidida pelo Arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva.

“Em seu Santuário, o Divino Pai Eterno nos dirige sua palavra e nos envia para regressarmos aos nossos lugares de origem quais lugares onde cada um deve dar testemunho do amor curador do Pai, destaca dom Justino.

De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), a tradição mais conhecida é a caminhada pela Rodovia dos Romeiros (GO-060), quando muitos devotos percorreram, a pé, o trajeto entre Goiânia e Trindade, chegando até o Santuário Basílica para pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos também partiram de outras cidades e estados.

Marcus Correa - TV Pai Eterno
Marcus Correa - TV Pai Eterno


Devoção a Deus Pai

Na antiga região do Barro Preto, hoje a cidade de Trindade (GO), no ano de 1840, o mineiro Constantino Xavier encontrou um medalhão de barro, de aproximadamente 8 centímetros, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Ele e sua esposa Ana Rosa de Oliveira contaram a familiares e vizinhos sobre o Medalhão e, então, todos passaram a se reunir na residência do casal para rezar o terço, especialmente durante os finais de semana. Assim, a devoção teve como primeiro santuário uma casa de família.

Em 1843, Constantino construiu a primeira capela, coberta com folhas de buriti, para acolher os devotos, visto que muitos milagres e sinais realizados pelo Pai Eterno começaram a acontecer através da devoção dos fiéis locais.

A partir de 1912, os devotos receberam o Santuário, e os Missionários Redentoristas começaram a exercer o zelo pastoral e apostólico com os devotos do Pai Eterno, paroquianos e romeiros. E todos os anos, a partir desta data, fiéis de todo o país visitam os pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e na Igreja Matriz de Trindade (Paróquia do Divino Pai Eterno).

.::Conheça a história da devoção ao Divino pai Eterno


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...