Em meio à dor e à busca pela cura, muitos pacientes têm vivido algo ainda mais profundo dentro de hospitais católicos: o reencontro com a fé. Buscar tratamento nesses locais vai além de um tratamento apenas físico, pois essas instituições têm se revelado verdadeiros lugares de conversão e escuta espiritual.
No Hospital e Maternidade Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), essa realidade é vivida entre os pacientes. Dirigido pela Congregação das Irmãs da Providência, o hospital leva o nome do primeiro santo brasileiro e continua sua missão de acolher com ternura, cuidar com competência e evangelizar com amor.
“Os hospitais são um grande campo de missão e de evangelização”, afirma a Ir. Ivanetti Albino, presidente da diretoria do hospital. “Vivemos muitas experiências profundas de conversão e encontro com Deus. Temos pacientes que receberam a primeira comunhão durante o tratamento, outros que se confessam depois de muitos anos. A espiritualidade ajuda, inclusive, na cura física.”

Todos os dias, ministros da Eucaristia percorrem os corredores do hospital levando comunhão aos enfermos católicos. Aqueles que não professam a fé católica também são acolhidos com escuta, respeito e orientação. Para Ir. Ivanetti, essa presença espiritual faz uma enorme diferença: “A reconciliação, a paz interior e o recomeço espiritual fazem parte do processo de cura. E isso é algo que só um hospital com identidade católica pode oferecer com tanta naturalidade”.
Em fevereiro deste ano, o tema da espiritualidade nos hospitais católicos ganhou ainda mais destaque com o encontro “Hospitais Católicos: missão e desafios”, promovido pela Comissão Especial de Bioética da CNBB. O evento reuniu representantes de 87 instituições de saúde de 54 dioceses do Brasil e reforçou a importância da presença da Igreja na área da saúde.
O Papa Francisco, durante o Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde, celebrado perto do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, lembrou que a fé pode florescer até mesmo nas camas dos hospitais:
“O quarto do hospital e a cama da enfermidade podem ser lugares onde se ouve a voz do Senhor.”

Esse “ouvir a voz do Senhor” se concretiza no silêncio dos corredores, na oração à beira do leito e na esperança de que, por meio da atenção dos profissionais da saúde, a cura física e espiritual se tornará uma realidade.
:: Conheça hospitais com origem na Igreja Católica
Fonte: Vatican News/CNBB/Hospital e Maternidade Frei Galvão
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.