Em meio à dor e à busca pela cura, muitos pacientes têm vivido algo ainda mais profundo dentro de hospitais católicos: o reencontro com a fé. Buscar tratamento nesses locais vai além de um tratamento apenas físico, pois essas instituições têm se revelado verdadeiros lugares de conversão e escuta espiritual.
No Hospital e Maternidade Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), essa realidade é vivida entre os pacientes. Dirigido pela Congregação das Irmãs da Providência, o hospital leva o nome do primeiro santo brasileiro e continua sua missão de acolher com ternura, cuidar com competência e evangelizar com amor.
“Os hospitais são um grande campo de missão e de evangelização”, afirma a Ir. Ivanetti Albino, presidente da diretoria do hospital. “Vivemos muitas experiências profundas de conversão e encontro com Deus. Temos pacientes que receberam a primeira comunhão durante o tratamento, outros que se confessam depois de muitos anos. A espiritualidade ajuda, inclusive, na cura física.”

Todos os dias, ministros da Eucaristia percorrem os corredores do hospital levando comunhão aos enfermos católicos. Aqueles que não professam a fé católica também são acolhidos com escuta, respeito e orientação. Para Ir. Ivanetti, essa presença espiritual faz uma enorme diferença: “A reconciliação, a paz interior e o recomeço espiritual fazem parte do processo de cura. E isso é algo que só um hospital com identidade católica pode oferecer com tanta naturalidade”.
Em fevereiro deste ano, o tema da espiritualidade nos hospitais católicos ganhou ainda mais destaque com o encontro “Hospitais Católicos: missão e desafios”, promovido pela Comissão Especial de Bioética da CNBB. O evento reuniu representantes de 87 instituições de saúde de 54 dioceses do Brasil e reforçou a importância da presença da Igreja na área da saúde.
O Papa Francisco, durante o Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde, celebrado perto do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, lembrou que a fé pode florescer até mesmo nas camas dos hospitais:
“O quarto do hospital e a cama da enfermidade podem ser lugares onde se ouve a voz do Senhor.”

Esse “ouvir a voz do Senhor” se concretiza no silêncio dos corredores, na oração à beira do leito e na esperança de que, por meio da atenção dos profissionais da saúde, a cura física e espiritual se tornará uma realidade.
:: Conheça hospitais com origem na Igreja Católica
Fonte: Vatican News/CNBB/Hospital e Maternidade Frei Galvão
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.