Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Igreja

Igrejas concepcionistas terão indulgência plenária em ano jubilar

100 anos da Beatificação e 50 anos da Canonização de Santa Beatriz da Silva Menezes são comemorados pela Ordem da Imaculada Conceição, fundada por ela

Escrito por Redação A12

20 JAN 2026 - 10H44

Facebook/Mosteiro da Imaculada Conceição

O Ano Jubilar Concepcionista já começou e marca um tempo especial de graça para a Igreja em 2026. A celebração recorda os 100 anos da beatificação e os 50 anos da canonização de Santa Beatriz da Silva Menezes, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição.

Durante todo o ano, os fiéis poderão lucrar indulgência plenária ao visitar igrejas e mosteiros concepcionistas, conforme decreto da Penitenciaria Apostólica.

O Papa Leão XIV concedeu o benefício a pedido da Ordem da Imaculada Conceição. O benefício espiritual vale de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026 para os fiéis que participarem das celebrações jubilares realizadas nas igrejas da ordem, diante das relíquias da santa.

Mosteiro da Luz é local jubilar em São Paulo

Entre os locais jubilares está o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, no centro de São Paulo (SP). Fundado em 1774 por Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, o mosteiro é hoje administrado pelas Monjas Concepcionistas Franciscanas.

Reprodução/Wikipedia Reprodução/Wikipedia

Além do Mosteiro da Luz, outros 14 mosteiros concepcionistas no Brasil integram o Ano Jubilar Concepcionista. Estão localizados em Araguari (MG), Floriano (PI), Fortaleza (CE), Itu (SP), Jataí (GO), Joinville (SC), Piratininga (SP), Ponta Grossa (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Luzia (MG) e São Paulo (SP).

arrow_forward Há 17 minutos do Santuário Nacional de Aparecida, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) na altura da cidade de Guaratinguetá (SP), a capela do Mosteiro da Imaculada Conceição está aberta todos os dias, das 6h30 às 8h para a Santa Missa das 7h.

Em todos esses locais, os fiéis poderão participar das celebrações jubilares ao longo de 2026.

Facebook/Mosteiro da Imaculada Conceição Facebook/Mosteiro da Imaculada Conceição

Condições para lucrar indulgência plenária

Para obter a indulgência plenária, a Igreja recorda que é necessária a visita a um local jubilar, além do cumprimento das condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do papa.

Ano Jubilar também é celebrado em Portugal, país da Santa

Em Portugal, a arquidiocese de Évora abriu o Ano Jubilar de Santa Beatriz da Silva no início de 2026. A missa inaugural foi presidida pelo arcebispo, Dom Francisco Senra Coelho, na igreja do Mosteiro de Campo Maior.

Durante o período jubilar, que segue até janeiro de 2027, os fiéis podem lucrar indulgência plenária ao visitar o mosteiro. A arquidiocese anunciou ainda a realização de jornadas históricas e pastorais dedicadas à vida e à espiritualidade de santa Beatriz da Silva.

Santa Beatriz da Silva e a origem da ordem

Santa Beatriz da Silva nasceu por volta de 1437, em Campo Maior, Portugal, em uma família ligada à nobreza e à casa real. Educada pelos franciscanos, desenvolveu profunda devoção à Imaculada Conceição de Maria.

Ainda jovem, seguiu para a corte de Castela como dama de companhia da rainha Isabel de Portugal. Após ser acusada injustamente e sofrer prisão em um baú, viveu uma experiência mística com Nossa Senhora, que marcou sua vocação.

Facebook/Mosteiro da Imaculada Conceição Facebook/Mosteiro da Imaculada Conceição

Beatriz deixou a corte e ingressou no mosteiro de Santo Domingo de Silos, em Toledo, onde permaneceu por cerca de 30 anos. Ali amadureceu o projeto de fundar uma nova ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição.

Com o apoio da Rainha Isabel, a Católica, obteve em 1489 a aprovação do Papa Inocêncio VIII. Santa Beatriz morreu em 1492, antes do início formal da vida comunitária. Foi beatificada em 1926, por Pio XI, e canonizada em 1976, por São Paulo VISeus restos mortais são venerados na Casa Mãe das Irmãs Concepcionistas, em Toledo, na Espanha.

add_box  Igreja recorda 800 anos de morte de São Francisco com Jubileu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...