Igreja

JMJ 2023: Um caminho missionário na Europa

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

21 ABR 2022 - 07H00 (Atualizada em 27 ABR 2022 - 10H33)

Shutterstock/ Riccardo Piccinini

O "velho continente" nas últimas décadas tem presenciado a redução do número de cristãos católicos. De um continente totalmente católico, hoje conta somente com cerca de 23,183% de sua população total sendo católica.

Leia Mais#PartiuJMJ: Divulgada a data da Jornada Mundial da Juventude de 2023O apelo do Papa Francisco em relação à escolha do tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), é um apelo que chega ao coração da juventude, para ser como Maria: disponível, aberta à vontade de Deus e pronta para a vida missionária.

Certas perguntas surgem com o alvorecer desta nova Jornada Mundial da Juventude, como por exemplo: “Como ser um jovem missionário na Europa?”, “Como evangelizar o velho continente, que antes foi quem evangelizou as Américas?”, “Quais os desejos do Papa Francisco para nos propor este tema?”.

Santa Sé
Santa Sé

Não podemos esquecer que a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, chama a todos os cristãos a serem sinais de fraternidade para que o mundo então veja que é por meio desta fraternidade universal que poderemos superar guerras, conflitos e a busca insaciável pelo poder.

Leia MaisConheça os símbolos da JMJO tema da Evangelização é algo central na Igreja, pois trata-se da missão que Cristo confiou a todos nós: Ir e evangelizar a todos. Evangelizar muitas vezes nos remete ao modelo de evangelização do século XVI, na era dos descobrimentos, mas não podemos pensar assim. Falar de evangelização hoje é procurar debater sobre o papel do cristão e da cristã dentro da sociedade como sinal visível da presença de Jesus e como que poderemos construir um mundo mais fraterno e justo para todos.

 Logo, da mesma forma que Maria foi ao encontro de sua prima Isabel, os jovens cristãos são chamados a irem ao encontro daqueles que mais precisam, ajudando-os e mostrando ao mundo que a juventude pode ser sinal da ação de Deus.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.