Porto Alegre (RS) acolheu o segundo cardeal da Arquidiocese, Dom Jaime Spengler, em missa de ação de graças nesta terça-feira (17).
O cardeal adentrou à Catedral Metropolitana Madre de Deus primeiramente com as vestes cardinalícias, sendo acolhido pelos fiéis gaúchos e o clero. Logo após, às 10h, a missa deu início e foi transmitida pelo YouTube e Facebook do A12.

Em sua fala inicial, Dom Jaime saudou as autoridades, consagrados e consagradas e os bispos pertencentes à Regional Sul 3 da CNBB. E por fim, dirigiu-se aos fiéis, como amigos:
“É assim que Jesus denomina seus seguidores: não são servos, mas amigos. A todos a nossa palavra de fé, de apoio, de incentivo, a fim de que, juntos, possamos levar a termo a obra da evangelização”.
Na homilia, o novo cardeal brasileiro afirmou a constante preocupação do Papa Francisco com o estado, após a tragédia climática ocorrida em maio de 2024.
“Quando me aproximei do Santo Padre durante a entrega do anel, ele me pediu que não perdesse a simplicidade e mais uma vez me perguntou 'como está o Rio Grande do Sul?'. cada vez que o encontro, ele repete essa pergunta. E me dizia que se esforça por acompanhar os desdobramentos da tragédia que se abateu sobre o nosso estado. Manifestou, ao mesmo tempo, solidariedade e dizia que nos tem sempre presente em seu coração e nas suas orações. Bonito isso: longe, distante, mas muito próximo. Então, caminhemos em sintonia com o magistério do sucessor do apóstolo Pedro, não nos deixemos influenciar por magistérios paralelos, os quais não promovem a comunhão e a unidade”.

Leia MaisO que é um cardeal? Tire suas dúvidas sobre este título da Igreja!E deixou uma mensagem de esperança aos fiéis:
“Irmanados no amor do Deus amor, [...] possamos avançar em direção ao ano de 2025 com o firme propósito de colaborar decididamente para deixar a nossa Igreja, nosso Rio Grande do Sul um pouco melhor para as futuras gerações, promovendo solidariedade, comunhão e unidade”.
Em entrevista à TV Aparecida à jornalista Camila Morais antes da celebração e de uma coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana, Dom Jaime reforça que o cardinalato é um serviço e que, a pedido do papa, deve ser inspirado pela seguinte frase, já refletida pelo arcebispo:
“’Olhos erguidos’, para ver longe, ‘mãos unidas’, atitude do orante e ‘pés descalços’ para tocar a realidade cotidiana da vida do nosso povo”.

E se mostrou à disposição neste título em que é chamado a cooperar de forma estreita com o Santo Padre.
“Eu creio que devemos estar prontos para o que der e vier, diante daquilo que por acaso vier também a ser solicitado de nós”.
:: Confira entrevista exclusiva do A12: A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.