Porto Alegre (RS) acolheu o segundo cardeal da Arquidiocese, Dom Jaime Spengler, em missa de ação de graças nesta terça-feira (17).
O cardeal adentrou à Catedral Metropolitana Madre de Deus primeiramente com as vestes cardinalícias, sendo acolhido pelos fiéis gaúchos e o clero. Logo após, às 10h, a missa deu início e foi transmitida pelo YouTube e Facebook do A12.

Em sua fala inicial, Dom Jaime saudou as autoridades, consagrados e consagradas e os bispos pertencentes à Regional Sul 3 da CNBB. E por fim, dirigiu-se aos fiéis, como amigos:
“É assim que Jesus denomina seus seguidores: não são servos, mas amigos. A todos a nossa palavra de fé, de apoio, de incentivo, a fim de que, juntos, possamos levar a termo a obra da evangelização”.
Na homilia, o novo cardeal brasileiro afirmou a constante preocupação do Papa Francisco com o estado, após a tragédia climática ocorrida em maio de 2024.
“Quando me aproximei do Santo Padre durante a entrega do anel, ele me pediu que não perdesse a simplicidade e mais uma vez me perguntou 'como está o Rio Grande do Sul?'. cada vez que o encontro, ele repete essa pergunta. E me dizia que se esforça por acompanhar os desdobramentos da tragédia que se abateu sobre o nosso estado. Manifestou, ao mesmo tempo, solidariedade e dizia que nos tem sempre presente em seu coração e nas suas orações. Bonito isso: longe, distante, mas muito próximo. Então, caminhemos em sintonia com o magistério do sucessor do apóstolo Pedro, não nos deixemos influenciar por magistérios paralelos, os quais não promovem a comunhão e a unidade”.

Leia MaisO que é um cardeal? Tire suas dúvidas sobre este título da Igreja!E deixou uma mensagem de esperança aos fiéis:
“Irmanados no amor do Deus amor, [...] possamos avançar em direção ao ano de 2025 com o firme propósito de colaborar decididamente para deixar a nossa Igreja, nosso Rio Grande do Sul um pouco melhor para as futuras gerações, promovendo solidariedade, comunhão e unidade”.
Em entrevista à TV Aparecida à jornalista Camila Morais antes da celebração e de uma coletiva de imprensa na Cúria Metropolitana, Dom Jaime reforça que o cardinalato é um serviço e que, a pedido do papa, deve ser inspirado pela seguinte frase, já refletida pelo arcebispo:
“’Olhos erguidos’, para ver longe, ‘mãos unidas’, atitude do orante e ‘pés descalços’ para tocar a realidade cotidiana da vida do nosso povo”.

E se mostrou à disposição neste título em que é chamado a cooperar de forma estreita com o Santo Padre.
“Eu creio que devemos estar prontos para o que der e vier, diante daquilo que por acaso vier também a ser solicitado de nós”.
:: Confira entrevista exclusiva do A12: A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.