Igreja

Para o que Deus te chama?

Como entender qual é a minha vocação?

Escrito por Lais Silva

04 AGO 2022 - 15H34 (Atualizada em 05 AGO 2022 - 08H06)

Jcomp / Freepik

A palavra vocação, do latim ‘vocare’, que significa “chamado”. Portanto, entender qual é a sua vocação significa entender qual o seu chamado. Para o que Deus te chama?

O processo de entendimento e discernimento para descobrir qual é a nossa vocação é um caminho longo e, algumas vezes, lento. É um período em que, para algumas pessoas, as dúvidas até aumentam antes de serem sanadas. E a oração é um auxílio para que possamos nos encontrar em nós mesmos, e principalmente reconhecer o local ao qual pertencemos, a missão a qual viemos para este mundo.

Leia MaisA importância do leigo e a perspectiva de sua vocação na Igreja A oração como ferramenta para a escolha de sua vocação

A Igreja católica celebra, no mês de agosto, as vocações dentro das quais cada pessoa atua na Igreja, e em cada semana uma delas é celebrada: a vocação sacerdotal, matrimonial, religiosa e os leigos.

Nesta primeira semana, a vocação lembrada é a sacerdotal. E para compreender como um jovem entende seu chamado para a vida religiosa, o A12 conversou com o Mateus Rosa Barbosa, aspirante a Redentorista que vive no seminário Santo Afonso, para entender esse processo de discernimento e mergulho no chamado.

“A oração é um grande instrumento de união a Deus que o próprio Cristo nos deixou. É a partir dela que me uno a Jesus, presente em mim para compreender a vontade de Deus em minha vida, ou seja, minha vocação”.

Freepik
Freepik

Mateus conta que a oração o ajuda a reconhecer seu chamado e a ação de Deus em sua vida, para que possa percorrer seu caminho com a certeza de que Ele está ao seu lado.

“A partir da oração, eu reconheço a ação de Deus na minha história, e assim contemplo os caminhos que Ele me leva a percorrer. Deus não é somente aquele que chama para caminhar, mas também é aquele que caminha junto, companheiro de caminhada”.

Depois do período de entendimento de qual vocação você foi chamado a seguir, existe o percurso para chegar e atuar nesta vocação, para cumprir sua missão. E neste período, a oração continua sendo um combustível para caminhar.

Santo Afonso de Ligório, um grande mestre da oração, me ensinou que é por meio da oração que consigo ser perseverante na minha vida e nas minhas escolhas.

Dessa forma, a oração me fortalece em minha vocação; é por meio dela que encontro o sentido para toda minha existência, pois me encontro com a razão do meu existir.

Além disso, a oração me desperta a confiança que, diante as inseguranças do mundo e as incertezas da vida, uma certeza nunca muda: Deus sempre está comigo.

A partir de então, compreendo o que certo autor disse: é comum, conforme os filhos vão crescendo, cada vez mais se tornarem independentes dos pais. Com Deus é diferente. Quanto mais vamos crescendo na vida espiritual, mais dependentes do Pai permanecemos”.

Mateus lembra que Deus quer ver seus filhos felizes. Por este motivo, somos chamados para esta felicidade, o caminho dela está em seguir nossa vocação com a certeza de que Ele está ao nosso lado.

Deus nos criou para sermos felizes, e por isso Ele tem um chamado para cada um de seus filhos. Vocação não se restringe somente à vida religiosa e sacerdotal, mas existem na Igreja e na vida, belíssimas vocações. Quando somos atendidos por um médico zeloso, que consome seus dias na atenção de seus pacientes e não espera nada em troca, eis uma vocação. Quando olhamos para pais de família, que doam suas vidas para educação de seus filhos, eis uma vocação”.

O seminarista nos convida a abrir o coração para a vontade de Deus, e ter a confiança de que Ele nos chama, porque somos capazes e a oração é nosso combustível para caminharmos em sintonia com Ele em nosso chamado.

"Por isso, abramos nosso coração à vontade de Deus, e confiemos a Ele nossa vida e aspirações. O primeiro passo para discernir a vontade do Pai para nossas vidas é a oração, rezar sempre. Por fim, Deus, por amor, conta com cada um de nós para que, em nossa vocação, sejamos sinais de esperança onde estivermos".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...