Depois do pedido de casamento, os noivos já começam a pensar em buffet, bandas, roupas, decoração... E muitos até esquecem dos detalhes do casamento religioso, enquanto outros nem pensam nesta cerimônia. A verdade é que casar no religioso é vocação, requer compromisso e oração.
O Missionário Redentorista Pe. Anísio Tavares contou ao A12 por que os noivos devem, sim, realizar a cerimônia religiosa, e reforçou que o casamento é mais do que um contrato, uma cultura; é na verdade, uma vocação.
“Casar na Igreja hoje tem várias motivações. Muitos casais buscam esse momento para realizar um sonho, geralmente da noiva. É fato que muitas pessoas se casam na Igreja mais pelo significado cultural que propriamente religioso. A Igreja e os casais precisam estreitar sempre mais os laços no que diz respeito à celebração matrimonial, para que esse evento significativo para o casal e para a comunidade cristã não fique somente para as “vésperas” da celebração. Casar na Igreja é uma vocação que requer oração, discernimento e acompanhamento espiritual”.
É necessário que o casal se prepare para realizar o matrimônio. Existe um processo para seguir, e essa preparação é fundamental. Ainda na juventude, é importante aprender sobre o casamento, missão e vocação.
“A preparação para o casamento na Igreja Católica precisa começar já na catequese, sobretudo com os adolescentes. Esse é o momento de se apresentar a vida matrimonial como uma das vocações do povo de Deus! A Pastoral Familiar tem grande espaço de atuação missionária não só junto aos casais, mas também às crianças e jovens para lhes transmitir os valores do matrimônio cristão”.
Pe. Anísio Tavares explicou que o casamento nem sempre será fácil e é por este motivo que o casal deve estar alinhado com seus pensamentos, caminhos, diálogo e principalmente com a fé.
“Casamento não é mar de rosas nem mar de espinhos. Tudo na vida tem medida e dá a consistência do viver. O enamoramento de um pelo outro tem que chegar a um grau de maturidade que possibilite ver qualidades e limites de cada um e, a partir daí, verificar muito seriamente se há disposição em caminhar juntos na doação mutua por toda a vida, no amor. O enamoramento não é uma fase a ser superada, mas amadurecida ao longo de toda a vida”.
Leia MaisO que o casamento representa para a Igreja Católica?O exemplo de Maria e José para os casamentos de hoje em dia Casamento não é um 'puxadinho'
Os noivos que têm interesse em realizar a cerimônia de casamento no Santuário Nacional de Aparecida ou na Basílica Histórica devem seguir orientações da pastoral. Clique aqui.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.