Leia MaisVaticano promove ações para segunda fase do SínodoOs primeiros frutos do Sínodo da SinodalidadeA Santa Sé lançou o Instrumentum laboris (“Instrumento de Trabalho”, em português) para a próxima sessão do Sínodo dos Bispos, programada para ocorrer de 2 a 27 de outubro. Este documento servirá como guia para a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, sucedendo a de 2023.
O Instrumentum laboris foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé e busca oferecer indicações e propostas sobre como a Igreja pode se tornar mais sinodal e missionária.
O documento é composto por cinco partes: introdução, fundamentos e três seções centrais.
A introdução relembra o caminho percorrido até agora e destaca a metodologia sinodal da Conversação do Espírito. Os fundamentos discutem a sinodalidade como um caminho de conversão e reforma, destacando a importância da Igreja ser um sinal de unidade e reconciliação em um mundo dividido.

O documento também enfatiza a valorização das mulheres na Igreja, reconhecendo seus carismas e vocação. Há uma chamada por uma maior participação das mulheres nos processos de discernimento eclesial e nas decisões, além de maior acesso a posições de responsabilidade.
O Instrumentum laboris aborda ainda as relações com Deus, entre irmãos e entre as Igrejas, e propõe percursos formativos e de discernimento comunitário para promover a responsabilidade e a participação de todos.
Por fim, o documento trata dos locais de diálogo ecumênico e inter-religioso, destacando a importância de contextos culturais diversos para a vivência da Igreja. Conclui com um convite para continuar o caminho como “peregrinos da esperança”, em vista do Jubileu de 2025.
Fonte: CNBB
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.