Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 09 MAR 2020 - 09H23

'Sinodalidade' será tema do Sínodo dos Bispos em 2022

O tema da sinodalidade será assunto do Sínodo dos Bispos em 2022. 

A sinodalidade expressa a participação e comunhão em vista da missão, e é um termo bastante utilizado para indicar o próprio sentido de um sínodo e a unidade da Igreja. Por isso, atinge também outras instâncias da Igreja, como as dioceses e seus organismos, as conferências episcopais e a Igreja Universal. 

O tema do próximo Sínodo será: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, e o evento deve ocorrer no mês de outubro de 2022.

O comunicado com o anúncio foi divulgado na manhã deste sábado (07), pelo Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri.

Vatican News
Vatican News
A sinodalidade representa o desafio de caminhar juntos enquanto Igreja.


Durante o seu pontificado, Francisco recordou várias vezes que
a sinodalidade é a via mestra na vida da Igreja. Por ocasião dos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, em 17 de outubro de 2015, pronunciou essas palavras:

"Aquilo que o Senhor nos pede, de certo modo está já tudo contido na palavra 'Sínodo'. Caminhar juntos – leigos, pastores, Bispo de Roma – é um conceito fácil de exprimir em palavras, mas não é assim fácil pô-lo em prática".

Leia Mais Como surgiu a Campanha da Fraternidade?Pacto Educativo Global: Um convite do Papa Francisco"Economia de Francisco" é adiado para novembroFrancisco entende que o "caminho da sinodalidade é, precisamente, o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio" oferece “o quadro interpretativo mais apropriado para compreender o próprio ministério hierárquico”.

“Se compreendermos que, como diz São João Crisóstomo, 'Igreja e Sínodo são sinônimos', entenderemos também que dentro dela ninguém pode ser 'elevado' acima dos outros”, pelo contrário – explicou o Santo Padre, "na Igreja, é necessário que alguém 'se abaixe' pondo-se ao serviço dos irmãos ao longo do caminho", frisa o Santo Padre. 

:: Sínodos: comunhão e renovação

Fonte: Vatican News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.