Em 5 de novembro de 1943, às 20h05, um avião não identificado jogou cinco bombas de tamanho médio que atingiram o Vaticano. São 80 anos desse fato que faz parte dos horrores enfrentados durante a Segunda Guerra Mundial.
Leia MaisAprofunde-se na Segunda Guerra Mundial com filmesPadre redentorista acolheu judeus na Segunda Guerra MundialRoma já era um alvo há algum tempo durante o conflito. Em 19 de julho de 1943, a capital italiana foi alvo de um ataque aéreo no qual centenas de aviões aliados participaram e que causou cerca de três mil mortos e milhares de feridos.
O papa Pio XII, junto com dom Giovanni Battista Montini – futuro papa Paulo VI – não quiseram permanecer alheio ao sofrimento do povo romano e, quando as bombas continuaram explodindo, foram às ruas para consolar e ajudar os vizinhos.
No mês seguinte, Pio XII repetiu o mesmo gesto durante um segundo bombardeio contra Roma, em 13 de agosto de 1943, quando, precisamente, estava prevista uma Missa pelos falecidos no ataque anterior.
O pesquisador Augusto Ferrara, em seu livro "1943, Bombas sobre o Vaticano” assegura que o objetivo era interromper a transmissão da Rádio Vaticano com as transmissões que fazia da sede central na Cidade do Vaticano.
As bombas aéreas explodiram na estação de trem, no laboratório de mosaicos, ao lado da Basílica de São Pedro e em uma parte do Palazzo del Governatorato, que era então destinado a fins residenciais. A quinta bomba não explodiu. Os danos foram consideráveis e causaram importantes perdas patrimoniais.
Fonte: ACI Digital
Repam celebra 10 anos de cuidado e defesa da Amazônia
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) celebrou 10 anos de compromisso com a Amazônia em setembro de 2024, destacando a defesa do bioma e seus povos.
7 momentos marcantes da viagem do Papa para a Ásia e Oceania
Em viagem mais longa de seu pontificado, Francisco transformou o povo e a si mesmo nestes 12 dias.
Igreja alerta sobre perigos dos jogos de azar
Igreja e especialistas destacam os prejuízos sociais e morais dos jogos de azar, que afetam milhões de brasileiros com compulsão e dívidas. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.