Notícias

Padre redentorista acolheu judeus na Segunda Guerra Mundial

Igreja de São Joaquim em Prati, em Roma, guarda uma história de solidariedade da Segunda Guerra Mundial

Escrito por Elisangela Cavalheiro

24 OUT 2018 - 12H25 (Atualizada em 25 OUT 2023 - 11H17)

Reprodução

Na cidade de Roma, na Itália, também conhecida como Cidade Eterna, a presença redentorista é comumente relacionada à Igreja de Santo Afonso, já que esta guarda o Ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além de ser a sede do Governo Geral da Congregação Redentorista. Mas, além dessa famosa igreja, os Missionários Redentoristas são os responsáveis pela Igreja de São Joaquim em Prati (San Gioacchino in Prati), que guarda uma história da Segunda Guerra Mundial. 

A paróquia redentorista recorda a importância da solidariedade em tempos sombrios, tendo sido testemunha de uma extraordinária ação caritativa de resgate de pessoas perseguidas, que durou de 25 de outubro de 1943 a 7 de junho de 1944.  

Justos entre as Nações

São Joaquim é uma igreja especial, não só pela sua beleza, mas porque tornou-se parte da crônica romana do agradecimento pós-guerra, ao esconder e ajudar judeus, antifascistas, políticos e soldados que fugiam da perseguição das forças alemãs, que ocupavam a cidade de Roma.

Leia MaisUma história de Natal na Segunda Guerra Mundial que não deve ser esquecidaOs cerca de 30 refugiados que foram colocados sob o telhado da igreja, viveram em uma estrutura adaptada e com o mínimo de conforto possível, entre outubro de 1943 e junho de 1944.

Quatro pessoas receberam a medalha "Justos entre as Nações" por acolher refugiados na igreja de São Joaquim. 

Entre os homenageados está o Padre Antonio Dressino (18.10.1969), missionário redentorista, na época, reitor e pároco da igreja, que recebeu a honraria em março de 1996, do embaixador de Israel. Na mesma data, recebeu também o senhor Pietro Lestini, que dirigia uma associação católica na igreja.

SantaAlfonsoedintorni.it
SantaAlfonsoedintorni.it
Padre Antonio Dressino

:: A história do ícone milagroso que foi roubado, esquecido e ganhou o mundo

História da igreja 

A igreja é uma paróquia desde 1905, mas foi confiada à Congregação do Santíssimo Redentor já em 1898. Já são mais de 120 anos da presença redentorista na paróquia. 

A igreja foi construída sob o pontificado do Papa Leão XIII. A primeira pedra foi colocada em 1º de outubro de 1891, e as obras se estenderam até 1898, quando a igreja foi aberta ao público, embora, na prática, os trabalhos tenham sido concluídos apenas em 1911.

Ela foi dedicada a São Joaquim, o pai da Virgem Maria, em memória do nome batismal do Papa. Papa Leão XIII foi batizado com o nome Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci (Gioacchino equivale a Joaquim, em português). 

Uma característica particular da igreja é a cúpula em alumínio e perfurada com estrelas de vidro, que iluminam o interior de maneira de forma notável. É uma das primeiras tentativas deste tipo de construção em Roma, isto é, com elementos de alumínio, que remetem às obras de 1895, da mesma época da Torre Eiffel, em Paris.

Reprodução.
Reprodução.
Pintura de Aparecida no centro do altar

No interior da igreja há 14 capelas dedicadas a uma parcela das 27 nações que contribuíram para a sua construção. Entre elas, uma é dedicada ao Brasil.

Na capela brasileira há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, o brasão de duas dioceses brasileiras, o emblema da República brasileira, uma imagem referente à primeira missa celebrada no país, entre outros símbolos. 

A igreja, construída pelo arquiteto Raffael Ingami, tem três naves, uma cruz latina, dividida por colunas de granito rosa com capitéis de bronze. Encontra-se suntuosamente decorada com mármore policromado e móveis de metal. A porta central é flanqueada por duas colunas, doadas por um czar russo.

:: Santo Afonso: um homem para além de nosso tempo

Conheça mais sobre a história no site da paróquia: www.sangioacchino.org

Fonte: Tradução do site da igreja, CSSR News.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...