Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

Você sabe qual é o papel dos diáconos na Igreja sinodal?

XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais reflete sobre o papel dos diáconos na Igreja sinodal

Escrito por Giovana Marques

24 OUT 2025 - 15H23 (Atualizada em 24 OUT 2025 - 16H25)

Julian/Adobe Stock

Entre os dias 13 e 15 de outubro, foi realizado em Brasília (DF), no espaço “Dom Luciano”, o XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, promovido pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND).

O evento, que atualiza os passos formativos e fortalece as escolas diaconais em todo o país, promoveu a reflexão sobre o papel dos diáconos na Igreja sinodal.

Você sabe o que isso significa?

Como vimos recentemente aqui no Portal A12, ser uma Igreja sinodal é caminhar juntos na participação, na escuta e no acolhimento. A partir disso, vamos compreender melhor a seguir qual é a identidade e a missão do diácono nesse chamado para a sinodalidade.

::. Leia + Sinodalidade na prática da missão

Papel dos diáconos na Igreja sinodal

Segundo o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um dos momentos do evento da CND abordou o tema Cheios do Espírito para Servir (A1 6,3): o diaconado numa Igreja ministerial e missionária”.

CNBB CNBB

Quem ministrou esse momento foi o Diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Ele afirmou que o diaconado permanente enriquece a missão evangelizadora, uma vez que são chamados à vida litúrgica, pastoral e missionária para exercer o ministério.

Segundo o Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, o serviço destes diáconos que não seguem o caminho para o sacerdócio é muito importante, pois realizam, na liturgia e na pastoral, ações sociais e caritativas necessárias para a vida da Igreja.

Além disso, o documento afirma que a identidade teológica do diácono é configurada como:

“(...) participação do único ministério eclesiástico, ele é, na Igreja, sinal sacramental específico de Cristo servo. Sua missão é a de ser «intérprete das necessidades e dos desejos das comunidades cristãs » e « animador do serviço, ou seja, da diaconia », que é parte essencial da missão da Igreja.” (Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, 22 de fevereiro, festividade da Cátedra de São Pedro, do ano de 1998)

Portanto, podemos destacar o papel dos diáconos da Igreja como:

  • Servidores da comunhão e da missão, que ajudam a articular a relação entre clero, leigos e comunidades;
  • Animadores de ministérios, fortalecendo a dimensão missionária da Igreja;
  • Promotores da escuta e do discernimento comunitário, pois colaboram nessa mediação que favorece a participação das comunidades e a corresponsabilidade eclesial;
  • Testemunhas do serviço inspirado pelo Espírito Santo, os diáconos são formados e enviados para servir com fidelidade, manifestando o rosto misericordioso da Igreja.

add_box Quem pode ser diácono permanente?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...