Entre os dias 13 e 15 de outubro, foi realizado em Brasília (DF), no espaço “Dom Luciano”, o XVIII Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, promovido pela Comissão Nacional dos Diáconos (CND).
O evento, que atualiza os passos formativos e fortalece as escolas diaconais em todo o país, promoveu a reflexão sobre o papel dos diáconos na Igreja sinodal.
Você sabe o que isso significa?
Como vimos recentemente aqui no Portal A12, ser uma Igreja sinodal é caminhar juntos na participação, na escuta e no acolhimento. A partir disso, vamos compreender melhor a seguir qual é a identidade e a missão do diácono nesse chamado para a sinodalidade.
::. Leia + Sinodalidade na prática da missão
Segundo o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um dos momentos do evento da CND abordou o tema “Cheios do Espírito para Servir (A1 6,3): o diaconado numa Igreja ministerial e missionária”.
Quem ministrou esse momento foi o Diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Ele afirmou que o diaconado permanente enriquece a missão evangelizadora, uma vez que são chamados à vida litúrgica, pastoral e missionária para exercer o ministério.
Segundo o Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, o serviço destes diáconos que não seguem o caminho para o sacerdócio é muito importante, pois realizam, na liturgia e na pastoral, ações sociais e caritativas necessárias para a vida da Igreja.
Além disso, o documento afirma que a identidade teológica do diácono é configurada como:
“(...) participação do único ministério eclesiástico, ele é, na Igreja, sinal sacramental específico de Cristo servo. Sua missão é a de ser «intérprete das necessidades e dos desejos das comunidades cristãs » e « animador do serviço, ou seja, da diaconia », que é parte essencial da missão da Igreja.” (Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, 22 de fevereiro, festividade da Cátedra de São Pedro, do ano de 1998)
Portanto, podemos destacar o papel dos diáconos da Igreja como:
add_box Quem pode ser diácono permanente?
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.