Liturgia

A autoridade do Senhor! Confira a homilia deste domingo (28)

Jesus é diferente de todos os outros mestres no Seu modo de ser, agir e de falar

Escrito por Alberto Andrade

28 JAN 2024 - 07H00

Wikipedia

"Ficaram todos espantados a ponto de se perguntarem uns aos outros: 'Que é isto? Uma doutrina nova, dada com autoridade! Manda até nos espíritos impuros e estes lhe obedecem?!' E sua fama espalhou-se logo por toda a parte, em toda a região da Galileia" (Mc 1, 27-28)

A liturgia deste quarto domingo do Tempo Comum revela que todos ficaram maravilhados, não tanto por mais um milagre, mas pelo ensinamento e pela autoridade com que Jesus tinha se revelado. Além disso, Nosso Senhor não se conforma com ações e atitudes de egoísmo e de morte que ferem a dignidade e que escravizam os seres humanos.

Leia MaisSínodo dos Bispos destaca a importância da LiturgiaEm que momentos a Liturgia Diária pode ser alterada?O Evangelho de hoje (Mc 1,21-28) assim como nos domingos anteriores ainda nos coloca nas ações iniciais da missão de Cristo.

São relatados os primeiros acontecimentos que começam a revelá-Lo como Messias e caminho de salvação. Pela Sua Palavra e ação, Jesus Cristo devolve a dignidade, renova a vida e nos transforma em pessoas livres, aqueles que vivem prisioneiros do pecado.

Os milagres de Jesus mostravam essa autoridade. Ele faz o milagre no coração da vida espiritual do povo, durante a celebração da sinagoga. Ele anuncia e tira a maldade do meio do povo, simbolizada na expulsão de um demônio que dominava um homem, o qual reconhece quem é Jesus.

Wikipedia
Wikipedia


"Sei quem tu és: Tu és o santo de Deus”. Santo de Deus era uma expressão utilizada para se referir ao Sumo Sacerdote que introduzia o povo no Lugar Santo. Jesus, pelo seu ministério, conduz o povo para Deus, pois Ele tem poder também sobre os demônios que o reconhecem.

A reação da multidão é motivada pelo ensinamento de Jesus, um novo ensinamento dado com autoridade, ou seja, a Boa Nova é anunciada e vem juntamente com ela uma atitude concreta.

A autoridade de Jesus está em sua adesão plena ao projeto redentor do Pai. Guiado pelo Espírito anuncia o Reino para a conversão fundamental. O povo identifica em Jesus o profeta anunciado por Moisés no Deuteronômio: “Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei na sua boca minhas palavras e ele lhe comunicará tudo o que eu lhe mandar (Dt 18,18).

.:: Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, no YouTube do Aparecida ao Vivo, reflete o Evangelho deste quarto domingo do Tempo Comum 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...