Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

A Missa é a mesma em qualquer lugar do mundo?

Escrito por Giovana Marques

26 AGO 2025 - 15H57 (Atualizada em 27 AGO 2025 - 08H41)

Vatican Media

Você sabia que a Missa é a mesma em todo o mundo? A celebração que você participa na sua comunidade é igual à que os demais católicos de rito romano de todos os países participam. Embora existam elementos culturais em cada local, há uma universalidade na celebração Litúrgica.

A Constituição Conciliar, Sacrosanctum Concilium, afirma que a Liturgia é uma ação comunitária da Igreja, ou seja, é Sacramento de Unidade.

“As ações litúrgicas pertencem a todo o Corpo da Igreja, manifestam-no, atingindo, porém, cada um dos membros de modo diverso, segundo a variedade de estados, funções e participação atual.”

Esse fato é luminoso aos nossos olhos, uma vez que, cada um em qualquer lugar ou situação, se coloca diante de um único Deus, que por amor renova seu sacrifício por meio da Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, como rezamos no Credo.

Somos parte de uma grande família que é salva a cada Missa pelo Mistério Pascal. Como afirmou o Papa Leão XIV recentemente, ao receber Servidores do Altar que peregrinaram a Roma em razão do Ano Jubilar, a Liturgia é o “Tesouro dos Tesouros”, que salva o mundo inteiro.

Segundo o pontífice, em um mundo cheio de desafios, somente Jesus pode salvar-nos, por isso, convidou-nos a colocar o Senhor no centro de nossas vidas.

“A Igreja vive da Eucaristia”

Gustavo Cabral/ A12 Gustavo Cabral/ A12


Já o Papa João Paulo II
, escreveu em seu pontificado a Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, que diz justamente que a Igreja vive da Eucaristia. Conforme o documento, todo o corpo da Igreja experimenta alegremente a realização da promessa de Cristo:

“Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo. (Mt 28, 20)

E no Ano Jubilar da Esperança, somos chamados ainda mais a refletir sobre a relação da Eucaristia com a Igreja, uma vez que:

“Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança. (Ecclesia de Eucharistia)

Caráter Universal

Nicaragua investiga Nicaragua investiga


Na Carta Encíclica, São João Paulo II expressou ainda o caráter universal da Missa
por meio da própria experiência dele como sacerdote, bispo e sucessor de Pedro. Ele disse que ao pensar na Eucaristia, se colocava espontaneamente a recordar dos muitos lugares onde celebrou:

“Recordo a igreja paroquial de Niegowić, onde desempenhei o meu primeiro encargo pastoral, a colegiada de S. Floriano em Cracóvia, a catedral do Wawel, a basílica de S. Pedro e tantas basílicas e igrejas de Roma e do mundo inteiro. Pude celebrar a Santa Missa em capelas situadas em caminhos de montanha, nas margens dos lagos, à beira do mar; celebrei-a em altares construídos nos estádios, nas praças das cidades…”

A partir das suas palavras, ficou ainda mais claro o papel unitivo da Liturgia. Do mesmo modo, podemos nós pensarmos por todos os lugares pelos quais pudermos participar da Santa Missa.

Na sua própria comunidade, em peregrinações, no Santuário Nacional de Aparecida, nas cidades próximas à sua, em capelas, igrejas ou santuários: você participou ativamente de uma única celebração. De acordo com o Papa São João Paulo II, você participou do:

“(...) Tesouro da Igreja, o coração do mundo, o penhor da meta pela qual, mesmo inconscientemente, suspira todo o homem.”  

Fonte: Vatican News | Santa Sé

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...