A Igreja Católica no mundo todo vivencia, em 2025, o Jubileu da Esperança, uma celebração onde todos os cristãos católicos são convidados a fortalecer sua fé, se reaproximar de Deus e viver o Evangelho de maneira sincera, sendo verdadeiros Peregrinos de Esperança.
A Liturgia sempre nos ensina e nos direciona a viver todos os momentos do ano, desde o nascimento de Jesus até a Sua ressurreição, aprendendo sobre Sua vida pública, Seus ensinamentos e Seu legado, contado por Seus discípulos.
Compreender e vivenciar o Evangelho de forma verdadeira está entre as principais missões do cristão católico, e, por este motivo, somos convidados a vivenciar da melhor forma todo o calendário Litúrgico.
Em janeiro, costumamos fazer planos para viver melhor o ano que se inicia e, se pararmos para refletir, a Liturgia deste mês também nos convida a sermos pessoas melhores, viver bem. E neste ano, em especial, nos convida a sermos Peregrinos de Esperança.
A primeira celebração deste Ano Santo foi a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, que nos convidou a invocá-la sob o título de Nossa Senhora da Esperança. Maria é aquela que traz Esperança ao mundo, e a Esperança é seu filho, o Menino Jesus.
Depois, vivenciamos as celebrações que encerraram o Tempo do Natal e marcam o início da vida pública de Jesus, a Solenidade da Epifania do Senhor e a Festa do Batismo do Senhor. Essas duas celebrações nos convidam a sermos verdadeiros discípulos de Cristo, buscadores do Deus. Leia MaisPeregrinos da Esperança: venha viver os sinais do Jubileu em AparecidaJubileu: Peregrinos da esperança e construtores da paz
Na Epifania do Senhor, somos convidados a seguir os exemplos dos Reis Magos, verdadeiros modelos de peregrinos e buscadores do Senhor. Já na Festa do Batismo do Senhor, somos chamados a compreender que é o Batismo que nos chama a missão de sermos verdadeiros buscadores de Deus.
Em seguida, iniciamos o Tempo Comum, tempo que marca os passos da vida pública de Jesus. É neste período que Jesus dá seu primeiro sinal para seus discípulos, transformando a água em vinho. Naquele momento, nas Bodas de Caná, foi selada a Aliança de Deus para com a humanidade, sendo nós, a Igreja, a esposa de Cristo, pois Ele nos deu o vinho novo.
O Evangelho de São Lucas nos conta que o Reino de Deus nos chama para uma fé vivida em comunidade, uma fé partilhada. Nos convida a não viver a fé de maneira individual, mas sim a sermos uma Igreja em Saída.
A Igreja é um lugar de encontro, onde todos contribuem com seus dons, independentemente do tamanho de sua função. O objetivo principal deve ser sempre estar no caminho, guiados pela luz de Cristo, vivendo em amor com Ele e uns com os outros.
A Liturgia de janeiro nos inicia nesta peregrinação do Ano Santo, que não quer dizer somente para peregrinarmos rumo às Igrejas Jubilares, mas sim, peregrinar no caminho e no amor de Cristo, vivendo e anunciando o Evangelho.
Que neste Ano Santo possamos permanecer no caminho, com o objetivo de fortalecer nossa fé e nos aproximarmos de Deus. Independente dos problemas e adversidades que possam surgir na jornada, somos chamados a ser um só corpo, refletindo a unidade que Cristo nos oferece e levando Seu amor ao mundo.
arrow_forward Vivencie o Jubileu da Esperança e acompanhe todos os conteúdos do Ano Santo na página especial do A12!
Fonte: Serviço de animação Litúrgica
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.