O Evangelho do quarto Domingo do Advento fala sobre a origem de Jesus. Em Mateus, 1,18-24, recordamos a vinda do Salvador por meio da Virgem Maria, a jovem que disse “sim” ao plano de Deus e era prometida em casamento a José.
Quando soube que Maria estava grávida, José cogitou abandoná-la em segredo para que pudesse guardar a honra de sua esposa, ao invés de denunciá-la diante da lei daquela época. Será que em nossas vidas escolhemos ter atitudes semelhantes a deste homem de fé?
Ao comentar esse Evangelho, o Papa Francisco, em uma de suas audiências gerais, ressaltou a santidade de José: “ele decidiu dar-lhe o ato de repúdio em segredo, sem clamor, sem a sujeitar à humilhação pública. Escolheu o caminho do segredo, sem julgamento nem vingança”.
Antes que pudesse deixar Maria, José teve um sonho que o iluminou diante de tudo o que estava ocorrendo. O Papa Francisco, ao comentar sobre o sonho, afirmou que Deus revelou ao carpinteiro um significado maior que a sua própria justiça.
"José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". (Mt 1, 18-25)
A partir do relato do Evangelho deste quarto Domingo do Advento, fica o convite para nós também cultivarmos uma vida justa e confiante em Deus, a exemplo de José.
Só assim, segundo o Papa Francisco, conseguiremos alargar os nossos horizontes para considerar as circunstâncias da vida sob um ponto de vista diferente e mais amplo.
Em sua reflexão semanal, o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R., falou sobre a preparação do coração para reconhecer a presença de Deus como um privilégio inigualável.
“Rezemos para sermos sempre grandes no amor e consequentemente no compromisso do anúncio da Pessoa de Jesus, redentor nosso”, afirmou.
Permaneçamos firmes nesse seguimento a Jesus e que tenhamos uma semana abençoada e um santo Natal!
add_box No Natal, o que significa acolher Jesus, o Deus da Vida?
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.