O Evangelho do segundo Domingo do Advento fala sobre a missão de São João Batista de anunciar o Reino de Deus e de seu convite à conversão. A pregação de João na passagem de Mateus 3,1-12 é uma verdadeira exortação:
“Produzi, então, fruto que demonstre verdadeira conversão” (Mt 3, 8)
Sua fala, direcionada aos fariseus e saduceus, expressa sua personalidade sem duplicidade. Mais que um homem enérgico, João Batista não tolerava hipocrisia e compreendia bem seu chamado evangélico.
Segundo o saudoso Papa Francisco, em um Angelus no qual mencionou este Evangelho, a fala de João é um “grito de amor, como o de um pai que vê o filho arruinado e lhe diz: “Não deites fora a tua vida"".
Muitas vezes, nós somos homens e mulheres que vivem duplicidades, uma vida de dissimulações e falsidades, assim como os fariseus. Mas, o chamado que Deus faz a cada um de nós hoje é para sermos anunciadores como João Batista.
“O Advento é um tempo de graça para tirar as nossas máscaras - cada um de nós as tem - e pôr-se na fila com os humildes; para nos libertarmos da presunção de acreditarmos que somos autossuficientes, para irmos confessar os nossos pecados, os escondidos, e receber o perdão de Deus, para pedirmos desculpa a quantos ofendemos. Começa assim uma nova vida.” (Papa Francisco, Angelus de 4 de dezembro de 2022)
Em sua reflexão semanal, o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R., afirmou que João Batista nos mostra a importância de sermos batizados e, por meio do batismo, anunciar o Reino de Deus.
“Semeando esperança e uma vida convertida, transmita você também, assim como João Batista, que a esperança em Jesus é transformadora”, exclamou.
É possível amar a Deus e dizer-se ateu? Papa explica!
Papa responde a um homem que se diz ateu e levanta uma questão central sobre fé, dúvida e a busca por Deus no mundo atual.
Sem um coração capaz de silenciar, como viver a Sinodalidade?
Silenciar o barulho externo nos ajuda a refletir e escutar a Deus com mais clareza. Mas será que todos conseguimos realmente fazer silêncio para ouvir o próximo e a Deus?
O que a Liturgia da Igreja celebra no mês de Março?
A liturgia quaresmal nos prepara, passo a passo, para viver com profundidade a Semana Santa. Saiba quais as celebrações litúrgicas da Igreja no mês de março.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.