Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mundo

Conheça a Igreja de São Vito em Roma

Igreja paroquial tem em seu território a igreja de Santo Afonso e Santíssimo Redentor!

Pe Jose Inacio de Medeiros

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

12 DEZ 2025 - 08H28 (Atualizada em 12 DEZ 2025 - 16H13)

Reprodução/Adobe Stock: Only Fabrizio

Localizada na Avenida Merulana, que liga as duas grandes basílicas papais, de Santa Maria Maior e São João de Latrão, os Missionários Redentoristas mantém sua Casa Geral e também a igreja de Santo Afonso e do Santíssimo Redentor que, como santuário, guarda o precioso e histórico ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ligada à casa redentorista pelo Arco de Galieno, localiza-se a Igreja de São Vito, sede da Paróquia de Santa Maria Maior que, na verdade, é a nossa paróquia, pois a igreja de Santo Afonso não é paroquial, estando incrustada em seu território.

 A igreja paroquial de São Vito é muito antiga e histórica e, como tantas outras das mais de 1,5 mil igrejas de Roma, tem muito o que contar, bastando visitar o seu interior ou as ruínas que existem sobre ela.

Monte Esquilino, centro vital de Roma antiga

A igreja dos Santos Vito e Modesto localiza-se no chamado Rione Esquilino, uma das colinas de Roma, ao lado do Arco de Galieno (Galiano) que homenageia um dos imperadores romanos. Ele governou primeiro como Augusto, nomeado pelo seu pai Valeriano entre 253 e 268, no período dos “imperadores militares”. Como responsável pela defesa do Império, seu curto reinado foi bem dinâmico, tendo ele passado essencialmente em campanhas militares, mas não deixando de ficar com um rótulo de fracasso militar, econômico e administrativo, apesar das reformas empreendidas.

Invasões, banditismo, pirataria e infiltrações bárbaras provocaram grande anarquia no império que já mostrava sinais de decadência.

Há, porém, um lado positivo, pois Galieno e sua mulher Salonina participaram ativamente na vida cultural de seu tempo, relacionando-se de forma íntima com vários intelectuais e artistas ilustres. Outro aspecto em que Galieno ganhou fama foi por ter posto fim às perseguições que seu pai, Valeriano, movera contra os cristãos.

A igreja está encostada no que resta da antiga Muralha Serviana que cercava a antiga cidade de Roma. Nesta área ficava o Macello de Lívia, que se transformou num local de martírio de muitos cristãos. O macello era um grande complexo comercial, construído pelo imperador Augusto no Monte Esquilino e dedicado à sua esposa, Lívia Drusila, servindo como um importante mercado público onde se vendiam alimentos e outros bens. Hoje seus vestígios arqueológicos podem ser visitados sob a igreja dos Santos Vito e Modesto.

Com o crescimento da cidade, o imperador Aureliano (270-275) faria construir uma nova muralha, expandindo a área protegida de Roma.

Historicidade da igreja de São Vito

A igreja dedicada aos Santos Vito e Modesto é sede da Paróquia de Santa Maria Maior in São Vito, criada pelo Papa Leão XII em 01 de novembro de 1824, através da Bula “Super Universam”.

Mencionada pela primeira vez, com o nome de martírio de São Vito in Macello na biografia do Papa Leão III, no Liber Pontificalis, entre os séculos VIII e IX, foi descrita como uma diaconia, ou seja, um centro tanto de culto quanto de caridade, recebendo inclusive doações do Papa Leão. Ela foi criada quando ainda havia uma consistente população residente nas imediações, provavelmente no século VI, porque aos poucos o Esquilino perderia seus habitantes. Ela ostenta também um “Título cardinalício” e o primeiro cardeal a receber o título de cardeal-diácono desta diaconia foi Leão de Óstia, um monge beneditino.

A igreja passou por várias transformações ao longo dos tempos, sendo completamente reconstruída pelo Papa Sisto IV, em 1474, num local supostamente localizado perto do original, e colocada aos cuidados de monges cistercienses que construíram um pequeno mosteiro ao lado da igreja, para servir como residência do procurador-geral da ordem.

A igreja ainda passaria por outras restaurações nos séculos XVII e XIX, pois a expansão e crescimento da cidade para além da Muralha Serviana resultou na alteração da orientação da igreja, que ganhou uma nova fachada na Via Carlo Alberto. As últimas modificações eliminaram algumas mudanças anteriores, sobretudo, as que foram realizadas na década de 1970, devolvendo à igreja a antiga estrutura, pois mesmo mantendo a fachada, sua entrada principal voltou para a Via São Vito que separa a igreja da Casa Redentorista, do Instituto Histórico da Congregação e da igreja Santo Afonso.

Espalhadas pela cidade de Roma, existem muitas fontes de água potável que ajudam a matar a sede de tantos peregrinos e turistas que visitam a cidade. Uma destas fontes – Fontana dei Monti – localiza-se ao lado da igreja de São Vito, no largo que se abre para a Via Carlo Alberto, região hoje ocupada principalmente por imigrantes vindos de várias regiões, sobretudo, de países da Ásia. Bem perto da porta da igreja, funciona uma casa de oração voltada para os muçulmanos.

Igreja de São Vito e Modesto, uma igreja hoje pouco conhecida e bastante escondida, mas que guarda uma grande história bem no coração de Roma.

add A cidade e a queda de Roma na Idade Média

Escrito por:
Pe Jose Inacio de Medeiros
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista que atua no Instituto Histórico Redentorista, em Roma. Graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...