Em uma declaração conjunta publicada na última terça-feira (26), o Patriarcado Greco-Ortodoxo e o Patriarcado Latino de Jerusalém apelaram à mediação de outros países para interromper a grande mobilização militar do Exército Israelense na Faixa de Gaza.
O documento é assinado pelo cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, e o patriarca greco-ortodoxo Teófilo III, e também clama para que os reféns israelenses sequestrados durante os ataques de 7 de outubro sejam libertados e que a paz seja restaurada na região.
“Apelamos à comunidade internacional para que aja para pôr fim a esta guerra insensata e destrutiva e para que as pessoas desaparecidas e os reféns israelenses possam retornar às suas casas”, diz trecho do comunicado.
Os representantes da Igreja afirmam também no comunicado que a população da Cidade de Gaza, onde vivem centenas de milhares de civis e onde está a comunidade cristã local, será evacuada e transferida para o sul da Faixa.
.:: LEIA MAIS: Após ataque à Igreja em Gaza, Papa e CNBB pedem fim da guerra
Ordens de evacuação já foram emitidas para vários bairros da Cidade de Gaza e bombardeios pesados, que acrescentam mais destruição e mortes a uma situação que já era grave antes do início da operação. Essas ações demonstram, segundo os dois Patriarcados, que “a operação não é apenas uma ameaça, mas uma realidade já em andamento”.
“Na incerteza que está prestes a afetar não apenas nossa comunidade, mas toda a população, não pode haver futuro baseado no cativeiro, no deslocamento de palestinos ou na vingança. Este não é o caminho certo”, continua a declaração. “Não há razão que justifique o deslocamento deliberado e forçado de civis.”
O Patriarcado Greco-Ortodoxo e o Patriarcado Latino de Jerusalém encerram o documento citando palavras dirigidas, durante a audiência de sábado (23 de agosto), pelo Papa Leão XIV a uma delegação do Grupo de Refugiados:
“Todos os povos, mesmo os menores e mais fracos, devem ser respeitados pelos poderosos em sua identidade e direitos, particularmente o direito de viver em suas próprias terras; e ninguém pode obrigá-los ao exílio forçado.”
Estas são palavras que eles compartilham e fazem reverberar. Por fim, rezam pela conversão dos corações, para que possamos trilhar os caminhos da justiça e da vida “por Gaza e por toda a Terra Santa”.
.:: LEIA MAIS: Igreja da Sagrada Família: único templo católico em Gaza
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.