Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Mundo

Patriarcados pedem fim da ofensiva israelense em Gaza

Em declaração conjunta, Igreja Greco-Ortodoxa e Igreja Latina de Jerusalém expressam preocupação: “ações são necessárias para acabar com essa guerra insensata"

Escrito por Ronaldo Casarin

28 AGO 2025 - 11H57 (Atualizada em 28 AGO 2025 - 16H09)

Reprodução/Vatican News

Em uma declaração conjunta publicada na última terça-feira (26), o Patriarcado Greco-Ortodoxo e o Patriarcado Latino de Jerusalém apelaram à mediação de outros países para interromper a grande mobilização militar do Exército Israelense na Faixa de Gaza.

O documento é assinado pelo cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, e o patriarca greco-ortodoxo Teófilo III, e também clama para que os reféns israelenses sequestrados durante os ataques de 7 de outubro sejam libertados e que a paz seja restaurada na região.

“Apelamos à comunidade internacional para que aja para pôr fim a esta guerra insensata e destrutiva e para que as pessoas desaparecidas e os reféns israelenses possam retornar às suas casas”, diz trecho do comunicado.

Os representantes da Igreja afirmam também no comunicado que a população da Cidade de Gaza, onde vivem centenas de milhares de civis e onde está a comunidade cristã local, será evacuada e transferida para o sul da Faixa.

.:: LEIA MAIS: Após ataque à Igreja em Gaza, Papa e CNBB pedem fim da guerra

Ordens de evacuação já foram emitidas para vários bairros da Cidade de Gaza e bombardeios pesados, que acrescentam mais destruição e mortes a uma situação que já era grave antes do início da operação. Essas ações demonstram, segundo os dois Patriarcados, que “a operação não é apenas uma ameaça, mas uma realidade já em andamento”.

“Na incerteza que está prestes a afetar não apenas nossa comunidade, mas toda a população, não pode haver futuro baseado no cativeiro, no deslocamento de palestinos ou na vingança. Este não é o caminho certo”, continua a declaração. “Não há razão que justifique o deslocamento deliberado e forçado de civis.”

O Patriarcado Greco-Ortodoxo e o Patriarcado Latino de Jerusalém encerram o documento citando palavras dirigidas, durante a audiência de sábado (23 de agosto), pelo Papa Leão XIV a uma delegação do Grupo de Refugiados:

“Todos os povos, mesmo os menores e mais fracos, devem ser respeitados pelos poderosos em sua identidade e direitos, particularmente o direito de viver em suas próprias terras; e ninguém pode obrigá-los ao exílio forçado.”

Estas são palavras que eles compartilham e fazem reverberar. Por fim, rezam pela conversão dos corações, para que possamos trilhar os caminhos da justiça e da vida “por Gaza e por toda a Terra Santa”.

.:: LEIA MAIS: Igreja da Sagrada Família: único templo católico em Gaza

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...