Em recente entrevista à mídia oficial do Vaticano, o padre Gabriel Romanelli, pároco da Igreja da Sagrada Família, único templo católico na cidade de Gaza, reafirmou o compromisso dele e de outros religiosos em não abandonar o complexo onde está a igreja. A paróquia se tornou ponto de refúgio para crianças, idosos, doentes, deficientes e desabrigados em geral que tiveram suas vidas destruídas pela invasão de Israel.
Apesar da ofensiva israelense ser implacável, e sugerir que possa haver uma evacuação total da cidade, Pe. Romanelli é firme em sua posição: “Estamos aqui por Jesus Cristo, para servi-lo na Eucaristia, e o servimos na pessoa dos pobres e doentes, daqueles que sofrem”.
Na paróquia – que já foi inclusive alvo de bombardeio direto por parte do exército sionista -, além do pároco, há outros sacerdotes do Instituto do Verbo Encarnado, as irmãs da mesma família religiosa e as irmãs de Madre Teresa.
.:: LEIA MAIS: Patriarcados pedem fim da ofensiva israelense em Gaza
“Todos nós temos os mesmos sentimentos”, explica o sacerdote, “vendo a necessidade dos idosos, dos que estão ansiosos, dos que estão tristes e angustiados, dos deficientes, compreendemos que o Senhor nos chama a continuar a servi-los, porque, caso contrário, como essas pessoas poderão sobreviver, como poderão fazer?”.
Em sua declaração, replicada pela mídia internacional - que tem voltado seus olhos contra os abusos e crimes de guerra cometidos por Israel contra civis desde que o conflito começou – padre Romanelli engrossa os apelos urgentes de fim do conflito.
No último dia 26 de agosto, o patriarca de Jerusalém dos Latinos, cardeal Pierbattista Pizzaballa, e o patriarca greco-ortodoxo de Jerusalém, Teófilo III, emitiram de forma conjunta um apelo às autoridades internacionais, em especial à ONU, para que haja uma intervenção mundial para o fim do conflito.
“Nós continuamos a rezar pela paz, pela liberdade de todos aqueles que dela são privados, pelos reféns, pela possibilidade de que possam ser tratadas as milhares e milhares de pessoas doentes e feridas que não encontram em toda a Faixa de Gaza os cuidados de que necessitam”, disse Pe. Romanelli.
O pároco de Gaza relatou na entrevista que a situação na cidade é terrivelmente grave. Os ataques israelenses continuam, inclusive com bombardeios sobre alvos civis, deixando um rastro de destruição, mortos e feridos. A situação deixa claro que o plano do regime israelense é a destruição total da cidade, mesmo que isso custe a vida de mais milhares de inocentes.
“Nós aqui, com muita simplicidade e humildade, continuaremos. Não é fácil, mas estamos nas mãos do Senhor e temos fé que, com a ajuda de muitas pessoas boas no mundo, tudo isso, um dia, vai acabar”, finaliza Pe. Romanelli.
.:: RELEMBRE: Após ataque à igreja em Gaza, Papa pede fim da guerra
Fonte: Vatican News
Oração por um recém-nascido prematuro
Saiba a importância da oração pela proteção dos recém-nascidos prematuros e aprenda a rezar com o missionário redentorista, Pe. Célio Lopes, C.Ss.R.
Papa nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Natal (RN)
Atendendo ao pedido de Dom João Cardoso, o Papa Leão XIV nomeou um bispo auxiliar para a Arquidiocese de Natal (RN). Confira a saudação enviada pela CNBB.
As duas cidades de Roma
Do Brasil às cidades mais antigas do mundo, o texto destaca Roma e seus tesouros subterrâneos, com ruínas, catacumbas e basílicas históricas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.