Quando a notícia da morte do Papa Francisco chegou, na manhã desta segunda-feira (21), o Pe. Wallison Rodrigues reagiu como já fez em outros momentos: sua dor virou uma canção em homenagem ao Santo Padre.
“A música nasceu da emoção”, conta em entrevista ao A12 o sacerdote, conhecido por escrever e dar voz aos hinos da Novena e Festa da Padroeira. “E é a forma que eu tenho de expressar aquela vivência, aquele sentimento, aquela experiência. E não foi diferente.”
A canção viralizou nas redes sociais e tem sido usada em momentos de oração. Para muitos católicos, tornou-se um modo sensível de se conectar com o luto da Igreja e com a herança do Papa Francisco, traduzido em simplicidade, misericórdia e compromisso com os pobres.
Escute a canção:
A composição surgiu como resposta ao sentimento profundo de perda, mas também de fé. Ao se lembrar da expressão do ritual de Exéquias — “Descanso eterno, dai-lhe, Senhor, e que a luz perpétua o ilumine” — o padre percebeu que ali começava a nascer algo mais. Uma melodia simples, que carregava uma oração em forma de música.
“É uma manifestação daquilo que a gente não consegue traduzir em palavras, mas é o sentimento de muita gente, de tantos fiéis em torno desta experiência de gratidão pela vida de um Papa”, explica. O refrão repete como prece:
Francisco, descanse em paz!
Francisco, descanse em paz!
Francisco, descanse em paz!
A letra também reflete o olhar de fé que reconhece a grandeza da missão papal e a certeza de que a Igreja continua sua caminhada:
Senhor, em tuas mãos, Francisco!
Em Tua luz, a luz que brilhou em nossos corações...
Se as lágrimas dizem adeus,
O olhar se firma em confiança
De quem só devolve a Deus
O que sempre foi de Deus.
Ao recordar momentos marcantes do pontificado — como a visita do Papa ao Brasil e suas palavras que ecoaram nos corações — o Pe. Wallison afirma: “O povo dizia: esse homem é de Deus, é o enviado de Deus. E eu canto isso na música. Estamos devolvendo para Deus aquele homem que sempre foi Dele.”

Que a música seja um alento para os fiéis e todos aqueles que viam em Francisco um homem de fé. “Espero que essa música seja voz para aqueles que sentem, mas não sabem traduzir em palavras. Que seja uma resposta de gratidão e, ao mesmo tempo, de prece”, resume Pe. Wallison.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.