Mariana Joffre/A12
Notícias

A devoção de São José de Anchieta em poema a Maria

Papa Francisco possui esse livro!

Escrito por Beatriz Nery

22 MAI 2024 - 11H30 (Atualizada em 23 MAI 2024 - 16H19)

Este é um conteúdo seriado. O A12 e a Editora Santuário se unem para evangelizar por meio da literatura. Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R. lê livros escolhidos a dedo, com “trechos que tocam a alma” de quem lê.

Em um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando se tinha oferecido como refém pela paz em Iperoig, São José de Anchieta compôs, em latim, um longo poema dedicado à Virgem Maria Mãe de Deus.

Com cerca de 5.785 estrofes, este poema mostra a devoção deste que é considerado o primeiro “mariólogo” do Brasil. Muitos se perguntam como o poeta poderia ter memorizado tantos versos para, só após ser resgatado do cativeiro, colocá-los integralmente no papel. É algo realmente sobrenatural.

Editora Santuário
Editora Santuário

“Na beleza de seus versos, introduz-nos em uma segura e salutar devoção mariana, cujo único objetivo é conduzir-nos à intimidade com Cristo encarnado, morto e ressuscitado. Convido, pois, os leitores desta belíssima obra a saborear não somente seus aspectos literários e históricos, mas principalmente sua riqueza e profundidade espirituais”, diz Pe. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus na contracapa do livro “Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus”, da Editora Santuário.

No livro, há um trecho em que Pe. Pero Rodrigues, superior provincial de Anchieta, poucos anos após a morte do santo, afirmou o contexto do poema:

“Para o irmão José compor a vida de Nossa Senhora em verso, teve esta ocasião. Tanto que se viu metido naquele cativeiro, ainda que voluntário, antevendo os perigos que o haviam de cercar, tomou por veladora à Virgem Mãe de Deus, de quem era muito devoto, e prometeu de lhe compor sua vida, para que o livrasse no corpo e alma de todo o perigo de pecado, que quanto aos perigos da vida corporal bem pouco os temia, quem pedia a Deus lhe fizesse a mercê que acabasse ali a vida com tormentos por seu amor.”

Conheça um trecho do livro, lido por Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.:


Papa Francisco tem esse livro!

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


O conteúdo acima chamou a atenção de Padre Bruno Franguelli, que fez seu comentário sobre o quanto é grato em ter participado da organização junto à Editora Santuário.

Em entrevista ao A12 o padre, que também é jesuíta e faz doutorado na Universidade Gregoriana, contou sua experiência e enviou a foto da entrega do livro ao Papa Francisco.

Escute seu relato:

:: Trechos que tocam a alma: “Toda a Verdade sobre Fátima: a história, os segredos, a consagração”

Fonte: Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...