No primeiro domingo do Advento, tempo de Esperança e preparação para a vinda do Senhor, também será um marco importante para a Liturgia na Igreja do Brasil, quando todas as paróquias e comunidades começarão a utilizar a nova tradução da terceira edição típica do Missal Romano.
Este domingo (3) foi o prazo determinado para o uso do livro do Altar pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Leia MaisA história do Missal RomanoNa Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário de Aparecida, Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB irá presidir a celebração em Ação de Graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio de 65 mil missais às dioceses brasileiras.
A Missa será transmitida pelo Aparecida ao Vivo, TV Aparecida, pelas redes sociais da CNBB e com cobertura completa do Portal A12.

Missal Romano
Em agosto de 2022, a tradução brasileira da Terceira Edição Típica do Missal Romano foi aprovada pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Foram 19 anos de trabalho da Comissão para os Textos Litúrgicos da Conferência (CETEL). O processo começou no ano de 2002, após uma promulgação da nova edição, dada pelo então Papa João Paulo II.
O Missal é o livro que contém todo o rito da Santa Missa e as orações que o sacerdote reza durante a celebração litúrgica. Contém as partes fixas da missa, as orações conforme os tempos litúrgicos (Advento, Natal, etc.), os prefácios, as orações eucarísticas e demais orações necessárias.

Neste material do A12 você confere as novidades nesta tradução nova, principalmente em algumas orações, bênçãos próprias e a inclusão de cinco santos brasileiros no calendário próprio dos Santos e até mesmo curiosidades sobre a produção do livro.
A Comissão Episcopal para a Liturgia, a Assessoria de Comunicação e as Edições CNBB prepararam uma página especial onde é possível acessar textos, vídeos, notícias e formação sobre a terceira edição típica do missal.
Para o portal A12, Dom Edmar Peron nos explica as mudanças do Missal
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.