A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil concluiu, nesta sexta-feira (24), às 7h, a 62ª Assembleia Geral com a Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida e as Laudes. A celebração eucarística foi presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS).
Além disso, os membros da presidência da Conferência e os Bispos presidentes dos regionais concelebraram a Missa. Após dez dias de debates, votações e partilhas, o episcopado brasileiro apresentou ao altar os trabalhos realizados e confiando na intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora Aparecida.
A homilia foi inspirada no Evangelho de João (Jo 6,52-59). O presidente da CNBB retomou o envio missionário confiado à Igreja.
“Ide a todos, pregai o evangelho. A vida que todos desejamos nos é oferecida pela humanidade de Jesus na Sua Carne e Sangue oferecidos para a salvação do mundo. Jesus é a palavra tornada Carne, para que Nele a Carne reencontre a palavra”, proclamou.
Dom Jaime destacou que crer em Cristo, Pão Vivo, implica participar concretamente de sua entrega. Segundo ele, a Carne de Cristo não é metáfora, mas presença real oferecida a cada pessoa de boa vontade e aos que se reconhecem peregrinos em busca de um encontro autêntico com o Senhor.
“Nós nos tornamos aquilo que comemos, ou talvez melhor, nós nos tornamos aquilo ou naquele que amamos e o modo de ser e de viver Dele tem o modo da doação, da entrega, do serviço, da solidariedade, da sobriedade”, declarou.
Aos bispos, o Cardeal também recordou o ensinamento de São Paulo sobre assumir os sentimentos de Cristo. Para ele, esse caminho exige conversão e abertura à graça.
“Talvez precisemos cair do cavalo, do orgulho, do clericalismo, da autorreferencialidade, do ressentimento, da ambiguidade, da hipocrisia, do discurso conveniente para a publicidade sectária. É necessário vigilância contínua, pois também a nossa alma pode estar entorpecida pelo sono e não nos damos conta”, advertiu.
O presidente da CNBB alertou para o risco de indiferença diante das injustiças e desigualdades. Segundo ele, a incapacidade de reagir ao mal pode gerar conivência e acomodação a discursos dirigidos a plateias ideologizadas.
Ao retomar a missão da Conferência Nacional, Dom Jaime recordou que acolher o ministério episcopal implica viver o espírito de comunhão.
“Acolher o ministério episcopal é assumir ‘ser conferência’. Neste sentido, não nos é permitido cultivar a apatia ou a indiferença. Hoje, pois sempre de novo: promover o espírito de pertença e o senso de corresponsabilidade pelo futuro da igreja, não só no território”.
A Conferência, acrescentou Dom Jaime, é também reserva ética da sociedade brasileira, o que amplia sua responsabilidade com as novas gerações.
O Cardeal explicou que as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, aprovadas na 62ª Assembleia Geral, apontam caminhos para a pastoral nas diversas regiões do país. Apesar das diferenças culturais e sociais, o presidente da CNBB reforçou que o Espírito que conduz a missão é o mesmo, expressão de um único corpo eclesial.
No encerramento, os bispos confiaram os trabalhos à intercessão da Mãe de Deus.
“Oxalá inspirados e orientados pelas diretrizes com linguagem e metodologia adequados aos tempos atuais, possamos continuar afirmando e animando, anunciando e testemunhando que Jesus é o filho de Deus, nosso Senhor e mestre”, concluiu Dom Jaime.
1/12












add_box Confira toda a cobertura da 62ª Assembleia da CNBB feita pelo A12
Domingo com o Senhor: por isso eu te digo que tu és Pedro!
Na série Domingo com o Senhor, o A12 traz a reflexão sobre o Evangelho da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Assista ao vídeo do padre Guilherme Viana, C.Ss.R.
Oração do Pai-Nosso: é perdoando que se é perdoado
O perdão que pedimos a Deus na oração do Pai-Nosso compromete-nos a perdoar os irmãos. Veja a reflexão da série do portal A12 sobre a oração que Jesus ensinou!
Em Roma, Dom Mário expressa alegria pela imposição do Pálio
Dom Mário recebe das mãos do Papa Leão XIV, o Pálio Episcopal. Ele conta sobre sua expectativa de receber este símbolo de seu pastoreio.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.