Notícias

Cardeais brasileiros tomam posse de suas Igrejas titulares

Todos os cardeais quando nomeados recebem títulos de uma igreja na cidade eterna

Escrito por Lais Silva

06 DEZ 2022 - 10H02 (Atualizada em 07 DEZ 2022 - 15H11)

Thiago Leon

Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, tomou posse de sua Igreja Titular em Roma, no último domingo, 4 de dezembro. Outro cardeal que também foi criado no último consistório, foi Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, que tomou posse em setembro.

Essa indicação de uma Igreja Particular que todos os cardeais nomeados recebem, demonstra um sinal de unidade com o Papa e a Igreja de Roma.

Na ocasião, dom Leonardo Steiner tomou posse da Igreja Paroquial de São Leonardo de Porto Maurício, na periferia de Roma. O arcebispo de Manaus, é membro da Ordem dos Frades Menores (OFM), e o santo que dá nome à sua igreja titular também era um frade menor. Em sua época, São Leonardo de Porto Maurício era conhecido por suas pregações e por espalhar a devoção à Via-Sacra.Leia MaisEscola Vocacional na Amazônia incentiva cada pessoa a viver sua vocaçãoRepresentantes da CNBB participam do pré-lançamento do filme Amazônia Viva

Durante a celebração, em sua homilia, o cardeal agradeceu o carinho do povo que o recebeu. O primeiro cardeal da Amazônia também pediu aos fiéis que continuassem rezando por sua missão na arquidiocese de Manaus, falando sobre as belezas do local e as dificuldades de logísticas.

O arcebispo convidou os fiéis a vivenciarem o Tempo do Advento, fortalecendo a virtude da esperança, mencionando a Carta de São Paulo aos Romanos (15, 4-9), que fala sobre a necessidade de “manter viva a esperança”, e sobre o Evangelho de São Mateus (3, 1-12), em que João Batista anuncia a vinda de Jesus.

Dom Leonardo também refletiu sobre a importância de termos um presépio em casa, e contou que uma família na Amazônia que não tem recursos para a compra de um presépio fez com que as crianças pintassem um, colando-o na parede e acendendo uma vela. Sobre se preparar para o Natal e vivenciar o Advento, por diversas vezes na celebração convidou os presentes a repetirem “Vem, Senhor Jesus”, e disse “Ele virá”.

Já Dom Paulo, tomou posse da Basílica de São Bonifácio e Santo Aleixo, em setembro, ao fim da da Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Leste 1 da CNBB, da qual o arcebispo de Brasília participou, em Roma.

Em sua homilia no dia da celebração, dom Paulo falou sobre o convite que a Igreja nos faz para vivermos em comunhão.

“Somos neste momento da história, discípulos de Jesus que caminham na fé e testemunham ao mundo a beleza do Evangelho. Em comunhão com o Papa que preside toda a Igreja na caridade e é sinal de unidade, e também aqui com esta comunidade dos Santos Bonifácio e Aleixo celebramos este mistério da Eucaristia, nesta basílica, com a intercessão de Nossa Senhora do Rosário”.

Reprodução / CNBB
Reprodução / CNBB


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...