Notícias

De Aparecida a Guadalupe, a América Latina pede a intercessão de Maria

Santuários marianos do Brasil e México, além de representantes jovens, mulheres e indígenas participaram da oração por toda a Igreja da América Latina e Caribe

Escrito por Alberto Andrade

06 OUT 2022 - 15H43 (Atualizada em 07 OUT 2022 - 19H22)

O Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam) realizou nesta sexta-feira (7) a oração do Santo Terço com católicos de todo o continente para celebrar um ano de sua Assembleia Eclesial, que foi realizado em novembro de 2021 na Cidade do México.

“Nós também fazemos memória do acontecido na V Conferencia do Celam em Aparecida, e olhando de forma contemplativa para nossa realidade com seus desafios, reavivamos nosso compromisso pastoral para que em Jesus Cristo, nossos povos tenham uma vida plena nos novos caminhos até 2031 e 2033”, disse a mediadora Lisandra Chaves, da rede de comunicadores católicos do Celam, direto da Costa Rica.

Leia MaisCELAM: compromisso de serviço a toda Igreja Latino-Americana e do CaribeCelam apoia relatório sobre violações dos direitos humanos na AmazôniaDom Mario Antônio da Silva, Arcebispo de Cuiabá, ressaltou a riqueza deste momento para a fé dos católicos em todo o continente.

“Muito nos alegra rezar os mistérios em ação de graças pelo primeiro aniversário da Assembleia Eclesial, um sinal dos tempos que nos mostra o caminho da nossa Igreja Sinodal”.

Reprodução Youtube
Reprodução Youtube


O primeiro mistério luminoso foi recitado na Capela do Santíssimo no Santuário Nacional de Aparecida, comandado pelo missionário redentorista e diretor do portal A12 Padre Jonas de Pádua, e o último mistério recitado pelo Monsenhor Salvador Martinez Ávila, reitor da Basílica de Santa Maria de Guadalupe.

Bispos, sacerdotes, religiosos, leigos e leigas, rezaram os mistérios  convidando todo o Povo de Deus a participar deste dia especial colocando em nossas intenções toda a Igreja da América Latina e do Caribe.

Além disso, este evento marcou o início da campanha continental pelo primeiro aniversário da Assembleia Eclesial e, em sintonia com a Fase Continental do Sínodo da Sinodalidade, procurando encorajar a escuta e a participação ativa de todos os fiéis.

Organização e participantes

Este terço teve a animação musical do cantor e compositor equatoriano Juan Morales, autor do hino da Assembleia Eclesial. Grupos eclesiais das periferias que tiveram uma importante participação durante a celebração do fórum latino-americano no México, também vão recitar os mistérios.

Além de Aparecida e Guadalupe, cada mistério ficou a cargo da juventude latino-americana, mulheres garífunas (povos originários da América Central) e crianças indígenas.

Reprodução Youtube
Reprodução Youtube


Padre Fabio Antunes do Nascimento, Diocese de Coxim (MS), secretário adjunto do CELAM falou da importância em pedir a intercessão de Maria para o continente.

“O Rosário une nossos países latino-americanos e caribenhos, desde dois grandes santuários - Aparecida e Guadalupe - é para dar graças a Deus pela caminhada eclesial de nossos povos. Em 2021, realizamos um evento extraordinário a Assembleia Eclesial, que se insere no processo sinodal de toda a Igreja. Iniciando a fase continental e na expectativa do Documento Conclusivo da Assembleia, queremos confiar a Virgem Maria, conhecida com tantos títulos em nossos países (Aparecida, Guadalupe, Cacupe, Luján, Chiquinquirá...), esse chamado de caminhar juntos, como Povo de Deus. Em Maria encontramos o modelo de discípulo missionário, que a Mãe Aparecida caminhe com a Igreja na América-Latina e Caribe, concluiu.

As ladainhas ficaram a cargo dos referentes latino-americanos, membros de uma Comissão animadora deste primeiro aniversário da Assembleia Eclesial. Entre eles estão: Padre Hipólito Purizaca e Padre Fábio, secretários adjuntos do Celam; a irmã Ruperta Palacios da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR); Paola Balanza da Pastoral Juvenil Latino-Americana e Lisandra Chaves, da rede de comunicadores católicos do Celam.

Assista e reze o Terço pedindo a intercessão de Maria por todo o continente


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...