O Simpósio de Formação Ecumênica, acontece de 30 a 31 de janeiro de 2023, de forma virtual e de acordo com a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as inscrições já estão abertas.Leia MaisEcumenismo busca unidade entre Cristãos Papa explica quais as três dimensões do ecumenismo
Esta edição vai refletir o tema “reaprender a escutar e a dialogar: nossa missão”, que faz ligação com a reflexão sobre a sinodalidade. E vai trabalhar o “ecumenismo na perspectiva da sinodalidade que aponta para o horizonte do caminhar juntos”.
O padre Marcus Barbosa Guimarães, assessor da Comissão, subsecretário-adjunto de Pastoral da CNBB, afirmou que um dos pontos principais do encontro é aprofundar o exercício da escuta.
“O recado que este simpósio traz é a necessidade de reaprender a escutar e a dialogar em sintonia com o que o Papa Francisco vem pedindo”.
Estão confirmados como conferencistas as irmãs Raquel de Fátima Colet e Regina da Costa Pedro e os padres Abimar Oliveira de Moraes e Marcus Barbosa Guimarães. As inscrições estão sendo realizadas por e-mail, basta enviar o nome completo, cidade e estado, para o e-mail: ecumenismo@cnbb.org.br.
O diálogo é ferramenta fundamental para a sobrevivência e evolução das comunidades, funciona como uma chave que abre portas para outros destinos, por este motivo entender e falar sobre como é possível realizar um diálogo saudável e produtivo é de suma importância.
Em entrevista ao Portal A12, o cardeal dom Leonardo Steiner falou sobre a importância de conversar com outras religiões e estarmos abertos a escuta.
“No diálogo com as outras religiões estamos sempre na possibilidade de irmos percebendo por onde passa o mistério de Deus, ou nós poderíamos dizer assim, como diziam os santos padres, irmos percebendo onde estão as sementes do verbo. E nós só vamos perceber na medida que estejamos atentos, abertos, a escuta e deixar que se manifeste e se manifestem e também nós percebamos as dimensões diferentes religiosas que possam aparecer”.
No livro Diálogo inter-religioso – Religiões a caminho da paz, do Cônego José Bizon e do Rabino Michel Schlesinger da editora Paulinas, eles apresentam uma explicação sobre como o diálogo é o caminho para o futuro.
“O diálogo é um meio, e não um fim em si. Por meio do diálogo, superamos as barreiras que nos impediriam de interagir de maneira eficaz ante os desafios da nossa era”.
Estão confirmados como conferencistas as irmãs Raquel de Fátima Colet e Regina da Costa Pedro e os padres Abimar Oliveira de Moraes e Marcus Barbosa Guimarães.
Domingo com o Senhor: a vitória do amor sobre a morte
O quadro Domingo com o Senhor traz a mensagem da Páscoa: Cristo venceu a morte e nos oferece uma vida nova, cheia de sentido, alegria e esperança que não passa.
A Quinta-feira Santa do Papa sugere renovar o “sim” e a paz
Nas celebrações da Crisma e do Lava-pés, Leão XIV destaca três pilares da missão cristã e provoca reflexão sobre unidade, serviço e fidelidade.
Nós ressuscitamos com Cristo
Explore o significado da Ressurreição de Cristo hoje. Baseado nas palavras do Papa Leão XIV, o texto reflete sobre fé, fraternidade universal e a busca pela paz.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.