Notícias

CNBB e TV Aparecida promovem especial para o voto consciente

Programa reflete e ensina a cada cristão a buscar votar sempre buscando representantes que pensem no bem comum

Escrito por Alberto Andrade

30 SET 2022 - 15H57 (Atualizada em 03 OUT 2022 - 09H26)

Juan Ribeiro - TV Aparecida

A TV Aparecida e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil produziram o especial "CNBB orienta por uma política de paz", que foi exibido na noite da quinta-feira, 29 de setembro, para que cada cidadão católico possa entender o seu papel no sistema democrático, sendo peça fundamental nas eleições deste ano, que ocorrem no dia 2 de outubro.

Leia MaisA marcha das Eleições: Como funcionam as eleições no BrasilAs Eleições à luz da Doutrina Social da IgrejaO programa foi uma iniciativa da Rede Aparecida de Comunicação e da CNBB para destacar a importância do voto consciente e da necessidade de uma política de paz no Brasil.

A jornalista Camila Morais que apresentou o especial, falou ao A12 do principal intuito desta discussão da Igreja no Brasil sobre o cenário politico atual.

"Acredito que esse material é relevante para que o eleitor possa se orientar, prestar atenção em alguns pontos na hora de escolher o candidato com consciência, e não simplesmente votar por votar, mas sim escolher de acordo com pontos que busquem o bem comum, como o Papa nos tem ensinado", disse.

Na encíclica “Fratelli Tutti”, o Santo Padre nos instiga a romper com aquela visão popular de que a política seja uma coisa suja e maléfica e enxergar o que ela possui de valorosa, nobre e tão necessária para o mundo. Afinal, como questiona o Papa: “poderá o mundo funcionar sem política? Poderá encontrar um caminho eficaz para a fraternidade universal e a paz social sem uma boa política?” (FT, n. 176).

Assista o programa "CNBB orienta por uma política de paz"

Durante 50 minutos, Camila recebeu os especialistas padre Paulo Renato Campos, assessor de Política Institucional da CNBB, padre Toninho Alves, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Gregoriana de Roma e doutor em Teologia pela PUC Rio, e Carlúcia Maria Silva, doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, pós-doutora em Psicologia Social pela UFMG e integrante da Comissão Nacional de Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Juan Ribeiro - TV Aparecida
Juan Ribeiro - TV Aparecida


Logo no início do especial, o presidente da CNBB e
Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo reafirmou a posição dos Bispos a respeito do processo eleitoral.

“A Igreja respeita a autonomia de cada cidadão na definição do seu voto, mas faz um pedido: vote conscientemente! Pois o processo eleitoral é muito importante! As escolhas feitas nas urnas impactam decisivamente o presente e o futuro do seu estado e todo o nosso Brasil. Devemos buscar discernir para reconhecer quais candidatos são capazes de fortalecer e praticar a política melhor, que está a serviço do bem comum. É tempo do voto consciente, para que possamos encantar a política, faze-la sempre e cada vez mais uma expressão bonita da caridade, um caminho para uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.

:: Nesta página especial do A12 sobre as Eleições, você confere as principais notícias, vídeos e entrevistas sobre o pleito deste ano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...