Notícias

Comissão para a Juventude prepara novo plano pastoral

O novo plano pastoral diz respeito ao trabalho de evangelização dos jovens brasileiros

Escrito por Redação A12

04 AGO 2022 - 15H33 (Atualizada em 04 AGO 2022 - 16H02)

Reprodução/ CNBB

Nesta semana, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) voltou a discutir em reunião um novo plano pastoral para o trabalho de evangelização dos jovens brasileiros. O último plano pastoral da Comissão teve seu prazo concluído em 2020, mas devido à pandemia do coronavírus, teve o processo de revitalização pausado. Leia MaisJornada Mundial da Juventude: Um convite à vivência da fé de forma sempre novaUm ano para a JMJ Lisboa: Organização se prepara para o encontro da juventude

A ocasião contou com a participação dos bispos dom Nelson Francelino, dom Antônio de Assis Ribeiro e os assessores irmã Valéria Leal e padre Antônio Ramos do Prado. Todo o debate foi feito a partir de escutas realizadas nos regionais e com os resultados do 3º Encontro de Revitalização.

De acordo com o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino Ferreira, as escutas indicam a atualidade dos planos pastorais anteriores, chamados de Rota 300 e o projeto IDE. “Muitas coisas foram conquistadas, mas não plenamente. Muitas coisas ainda soam como novas em muitas áreas do Brasil”, afirmou dom Nelson.

Para a atualização da iniciativa foram levados para a discussão temas como a exortação pó-sinodal Christus Vivit, publicada em 2019 e a pandemia. “A gente conviveu muito perto com a morte, com o luto, com o desencanto, e essa convivência gerou tantas situações no âmbito emocional, no âmbito físico da nossa juventude, até mesmo uma desarticulação”.

Dom Nelson disse também que o próprio Papa Francisco dá a entonação do novo plano pastoral quando diz que ‘Cristo Vive e quer a juventude viva’. Quer uma juventude como sujeito eclesial e social nessa reformulação de um mundo que sai machucado, mas sai com ousadia, com coragem, com protagonismo”.

O plano deve estimular, segundo o presidente da Comissão, o protagonismo juvenil.

“A gente quer manter essa linha central, essa base central da Christus Vivit, ‘Cristo Vive e quer a juventude viva’; olhar para a juventude descartada, para a juventude ferida, juventude magoada, juventude desencantada, ameaçada. Justamente, esse plano de Pastoral visa estimular esse protagonismo nessa perspectiva de incentivar, de animar, de preparar. E a gente percebe que a atualidade dos planos anteriores e como fazer resgates das pistas de ação inserindo nesse contexto pós-pandemia”, contou.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...