Nesta semana, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) voltou a discutir em reunião um novo plano pastoral para o trabalho de evangelização dos jovens brasileiros. O último plano pastoral da Comissão teve seu prazo concluído em 2020, mas devido à pandemia do coronavírus, teve o processo de revitalização pausado. Leia MaisJornada Mundial da Juventude: Um convite à vivência da fé de forma sempre novaUm ano para a JMJ Lisboa: Organização se prepara para o encontro da juventude
A ocasião contou com a participação dos bispos dom Nelson Francelino, dom Antônio de Assis Ribeiro e os assessores irmã Valéria Leal e padre Antônio Ramos do Prado. Todo o debate foi feito a partir de escutas realizadas nos regionais e com os resultados do 3º Encontro de Revitalização.
De acordo com o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino Ferreira, as escutas indicam a atualidade dos planos pastorais anteriores, chamados de Rota 300 e o projeto IDE. “Muitas coisas foram conquistadas, mas não plenamente. Muitas coisas ainda soam como novas em muitas áreas do Brasil”, afirmou dom Nelson.
Para a atualização da iniciativa foram levados para a discussão temas como a exortação pó-sinodal Christus Vivit, publicada em 2019 e a pandemia. “A gente conviveu muito perto com a morte, com o luto, com o desencanto, e essa convivência gerou tantas situações no âmbito emocional, no âmbito físico da nossa juventude, até mesmo uma desarticulação”.
Dom Nelson disse também que o próprio Papa Francisco dá a entonação do novo plano pastoral “quando diz que ‘Cristo Vive e quer a juventude viva’. Quer uma juventude como sujeito eclesial e social nessa reformulação de um mundo que sai machucado, mas sai com ousadia, com coragem, com protagonismo”.
O plano deve estimular, segundo o presidente da Comissão, o protagonismo juvenil.
“A gente quer manter essa linha central, essa base central da Christus Vivit, ‘Cristo Vive e quer a juventude viva’; olhar para a juventude descartada, para a juventude ferida, juventude magoada, juventude desencantada, ameaçada. Justamente, esse plano de Pastoral visa estimular esse protagonismo nessa perspectiva de incentivar, de animar, de preparar. E a gente percebe que a atualidade dos planos anteriores e como fazer resgates das pistas de ação inserindo nesse contexto pós-pandemia”, contou.
Fonte: CNBB
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.