Notícias

Como se preparar para a corrida na Casa da Mãe?

Escrito por Giovana Marques

20 MAI 2025 - 16H08 (Atualizada em 22 MAI 2025 - 10H46)

No dia 14 de junho de 2025, o Santuário Nacional de Aparecida vai acolher cinco mil e quinhentos atletas inscritos para a Corrida Mãe Aparecida, com o tema “Aqui se vive o Ano Santo”. 

A 8ª edição da prova, que já entrou para o calendário nacional, terá início às 20h30, com largada e chegada programadas para acontecer no Pátio das Palmeiras, em frente à Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

São muitos corredores de todo o Brasil em fase de preparação para percorrer os 9 km ou 4 km, na corrida e caminhada.

Neste Ano Jubilar, a corrida torna-se ainda mais especial e a data coincidirá com o Jubileu dos Esportistas, marcado para acontecer no mesmo fim de semana, em Roma.



Os corredores precisam de um bom preparo e, por isso, o A12 trouxe dicas do Irmão Joelson Abreu Rodrigues, C.Ss.R., que participará pela 4ª vez da Corrida no Santuário e teve, no final do ano passado, sua primeira participação na Corrida São Silvestre.

⏭ Confira as dicas:

1. Avaliação médica: É fundamental fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer treino de corrida. Isso ajuda a identificar possíveis riscos e a criar um plano de treino seguro.

2. Escolha do local: O local ideal para treinos depende do seu nível de condicionamento físico e objetivos. Escolha locais seguros, planos ou com inclinações moderadas e com superfícies adequadas para corrida. Como no decorrer do percurso há áreas elevadas, sugiro que diminua a velocidade para manter o ritmo.

3. Roupas e calçados: É importante usar roupas confortáveis e respiráveis, e calçados adequados para corrida. Isso ajuda a prevenir lesões e bolhas.

4. Prevenção de lesões: 

  • Aquecer antes de correr;
  • Esticar após a corrida;
  • Usar calçados adequados;
  • Aumentar gradualmente a intensidade e duração dos treinos;
  • Escutar o corpo e descansar quando necessário.

5. Alimentação: Esses dias que antecede a corrida mantenha uma alimentação equilibrada, consumindo carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis.

6. Hidratação: É importante se hidratar antes, durante e após os treinos. Isso ajuda a prevenir a desidratação e a manter o desempenho.

7. Respeitar os limites: É fundamental respeitar os limites do corpo e não exceder a capacidade física. Isso ajuda a prevenir lesões e a manter a motivação.

8. Dicas para iniciantes: 

  • Começar com treinos curtos e aumentar gradualmente a duração e intensidade;
  • Encontrar um parceiro de treino ou grupo de apoio;
  • Ser paciente e não se desanimar com os obstáculos.


Rumo à Corrida na Casa da Mãe, em espírito de Ano Jubilar, siga essas dicas e esteja bem preparado para correr!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...