Neste domingo, 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, somos convidados a nos unir em oração pela nossa Casa Comum, um momento que não deve apenas estar em pedidos de oração, mas sim partir para a prática na vida de cada um.
O tema do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação deste ano é “Espera e age com a criação”.
Esta data também marca o início do “tempo da criação”, período em que os cristãos são convocados a refletir e agir pela conscientização e o cuidado do Planeta. Este tempo segue até o dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Leia MaisMaria, Mãe e Virgem nos inspira ao cuidado com a Criação
No mês de junho, Papa Francisco divulgou uma Mensagem para esta data, onde alerta sobre a emergência da conscientização de cada um, principalmente diante da ambição empresários, governos e grandes empresas que visam lucro em cima de desmatamento, poluição e tantas outras consequências de seus atos.
“Esperar e agir com a criação significa, antes de mais, unir forças e, caminhando juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, ajudar a «repensar a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites. Com efeito, o nosso poder aumentou freneticamente em poucas décadas. Realizamos progressos tecnológicos impressionantes e surpreendentes, sem nos darmos conta, ao mesmo tempo, que nos tornamos altamente perigosos, capazes de pôr em perigo a vida de muitos seres e a nossa própria sobrevivência» (Laudate Deum, 28). Um poder descontrolado gera monstros e volta-se contra nós mesmos. Por isso, hoje, é urgente colocar limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial, que com a sua capacidade de cálculo e de simulação poderia ser utilizada para dominar o homem e a natureza, em vez de estar ao serviço da paz e do desenvolvimento integral (cf. Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024)”.
Caminhando ao encontro do Dia Mundial de Oração pela Criação, a intenção de oração do Papa Francisco para este mês de setembro é também pelo cuidado com a casa comum, pelo grito da Terra, que segundo ele “tem febre e está doente, como qualquer doente”.
Neste mês, sua vídeo-mensagem foi produzida pela Rede Mundial de Oração do Papa com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Na oportunidade, Francisco pergunta se cada um de nós estamos escutando o grito da Terra, a dor de “milhões de vítimas de catástrofes ambientais”, e pede à humanidade “respostas não só ecológicas, mas também sociais, econômicas e políticas”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.