Leia MaisRede Mundial de Oração do Papa: reze pelo fim da pena de morteA pena de morte é a execução legal de um indivíduo como punição por um crime considerado grave, geralmente homicídio ou traição. Os tipos de torturas que atentam contra a humanidade não seguem os princípios dos cristãos, principalmente a pena de morte, que vai contra o quinto mandamento, “Não matarás”. No mundo, mais 50 países realizam esse tipo de ação.
Papa Francisco já falou sobre esse tema e enfatizou o posicionamento da Igreja contra a pena de morte. Recentemente, o Papa Francisco escreveu o prefácio de um livro sobre o assunto e reforçou que a pena de morte não faz justiça, é um veneno para a sociedade.
“Como já reiterei várias vezes, a pena de morte não é de forma alguma a solução para a violência que pode afetar pessoas inocentes. As execuções capitais, longe do fazer justiça, alimentam um sentimento de vingança que se transforma num veneno perigoso para o corpo das nossas sociedades civis. Os Estados devem preocupar-se em permitir aos prisioneiros a oportunidade de mudarem realmente de vida, em vez de investirem dinheiro e recursos na sua supressão, como se fossem seres humanos que já não são dignos de viver e que devem ser eliminados”.
Em 10 de outubro de 2023, em decorrência do 21º dia mundial contra a pena de morte, o Pontífice se manifestou no X (antigo Twitter) sobre o assunto:
Em setembro de 2022, a Rede Mundial de Orações do Papa abordou o tema e pediu orações pela abolição da pena de morte, com o intuito de sensibilizar as pessoas.
“Do ponto de vista jurídico, a pena de morte já não é necessária. A sociedade pode reprimir eficazmente o crime sem privar definitivamente o infrator da possibilidade de redimir-se. Sempre, em toda a condenação, deve haver uma janela de esperança. A pena de morte não oferece justiça à vítima, mas encoraja a vingança. E impede qualquer possibilidade de se desfazer um possível erro judicial”.
De acordo com o Vatican News, os últimos Papas já haviam se posicionado contra a pena de morte e Francisco trabalha ainda mais em relação a isso.
“De João Paulo II a Bento XVI, os Pontífices pronunciaram-se fortemente contra o uso da pena de morte pelos governos nas últimas décadas. O Papa Francisco foi mais longe ao aprovar, em 2018, um novo parágrafo do Catecismo condenando claramente a pena de morte e expressando o compromisso da Igreja na sua total abolição”.
Francisco inclusive já pediu a população para que se mobilize na abolição desta prática e diz que isso é “inadmissível” à luz do Evangelho.
“Peço a todas as pessoas de boa vontade que se mobilizem para obter a abolição da pena de morte em todo o mundo. Oremos para que a pena de morte, que ataca a inviolabilidade e a dignidade da pessoa, seja abolida na legislação de todos os países do mundo”.
Fonte: Vatican News
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.