Notícias

Dia Nacional do Designer: a vocação de transformar ideias em arte

Conheça os profissionais que atuam no A12 e a sensibilidade de trabalhar com a fé e devoção no Santuário Nacional

Escrito por Laís Silva

05 NOV 2023 - 07H00 (Atualizada em 07 DEZ 2023 - 08H54)

Luiz Oliveira / A12

Quando falamos sobre vocação, por muitas vezes vêm ao nosso pensamento as vocações religiosas, mas na verdade, a nossa vocação é o sim que nós damos ao chamado de Deus em nossas em nossas vidas. E esse chamado pode ser para sua profissão: professor, médico, jornalista, designer, entre outras tantas profissões espalhadas pelo mundo.

Hoje é o Dia Nacional do Designer, aquele profissional que tem o dom de transformar ideias em arte, que diariamente exerce sua vocação de dar vida a um pensamento, um rabisco, uma ideia e até mesmo a nossa fé. Leia Mais“Maria, Mãe das Vocações” – Vocação LeigaToda vocação é missão dada por Deus

Parece meio errado dizer que este profissional tem o dom de dar vida a nossa fé, já que a fé está na beleza de acreditar naquilo que não vemos, apenas sentimos.

Mas quem é que nunca se emocionou vendo uma arte que representa exatamente aquilo que se sente? Uma material que te ajuda na evangelização de outra pessoa? Ou uma imagem tão bonita que você quis compartilhar com outras pessoas?

Esse é o dom deste profissional, entender um pedido, uma ideia e até mesmo um sentimento e transformá-lo naquilo que podemos ver.

Nesta data queremos destacar e parabenizar o trabalho dos designers. Aqui no Santuário Nacional eles atuam em diversos setores, mas hoje conversamos com os quatro designers que atuam no Portal A12, que todos os dias desempenham suas atividades por trás de artes, projetos e páginas, representando a devoção e fé de cada devoto de Nossa Senhora.

Alicia Teberga contou como é transformar as ideias em arte, entendendo todos os detalhes daquilo que é solicitado para projeto que eles desenvolvem.

“Trabalhar com design é uma junção de técnica e arte. Quando recebemos um briefing, procuramos entender como a composição visual pode contribuir no alcance do objetivo final, para que então, possamos produzir com base em estudos, mantendo a identidade de cada projeto”.

Cada profissional tem suas técnicas e seus conhecimentos e independente da área que atua, é sempre prazeroso ver seu trabalho pronto ou sendo compartilhado. Maria Alice Figueira Campos expressou seu sentimento ao ver seu trabalho sendo visto por milhares de pessoas.

É um sentimento de muita gratidão e responsabilidade, pois integramos parte de um grande grupo de comunicação que tem a finalidade de aproximar cada vez mais o devoto do colo da Mãe Aparecida, através do nosso trabalho”.

É claro que antes de todo resultado, tem a parte da criação e construção de cada projeto, e em todo esse processo existe também o cuidado em lidar com a proposta, principalmente quando se trata de algo intangível como a fé. O designer Rafael Camargo falou sobre como é expressar a fé através da arte.

É uma grande missão, como católico e como profissional. A arte tem sido uma ferramenta poderosa para transmitir a fé ao longo da história e pode assumir muitas formas diferentes. Desde as paredes do Santuário até as interfaces remontadas em múltiplas telas”.

Gustavo Cabral / A12
Gustavo Cabral / A12

Lucas Placer, também faz parte do time designer do A12 e explicou um pouco sobre esse processo de lidar com a fé diariamente, destacando a importância de todos os processos e cuidados exigidos.

“Em primeiro lugar, a sensibilidade para compreender a profundidade da devoção e espiritualidade que envolve o Santuário Nacional de Aparecida e Nossa Senhora Aparecida é fundamental. É necessário respeitar e honrar a fé e a devoção dos fiéis, mantendo a autenticidade e a reverência em cada criação.

Além disso, a adaptação do Sagrado para o ambiente digital requer uma cuidadosa consideração do público-alvo, que pode variar amplamente em idade, origem cultural e nível de familiaridade com a tecnologia. A usabilidade e acessibilidade digital são aspectos cruciais a serem considerados para garantir que a mensagem espiritual alcance o maior número possível de pessoas”.

Por fim, ele ainda resumiu um pouco da complexidade que envolve esta missão de conectar pessoas a sua fé e ao Santuário Nacional, mas lembrou que todo o esforço tem sua recompensa.

Criar uma conexão entre a espiritualidade do Santuário Nacional de Aparecida e o mundo digital é uma tarefa complexa que requer sensibilidade, respeito, adaptabilidade e um compromisso constante com a autenticidade. Os desafios podem ser numerosos, mas a recompensa de tocar as pessoas de maneira significativa e promover uma ligação espiritual é inestimável”.

São muitos os colaboradores que formam a Família do Santuário Nacional, e conhecer um pouco sobre o trabalho, a vocação e a missão de cada um é importante para compreendermos um pouco mais sobre o dom que Deus nos dá e sobre a missão de atuar no maior Santuário Mariano do mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...