Notícias

Dom Demétrio Valentini recorda declaração de Bento XVI na Conferência de Aparecida

Escrito por Lais Silva

29 JUN 2022 - 14H51 (Atualizada em 29 JUN 2022 - 15H55)

Reprodução / Fratres In Unum

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está divulgando uma série de vídeos sobre os 15 anos da Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Aparecida, em 2007. Neste evento o então Papa, Bento XVI, fez declarações sobre a opção preferencial pelos pobres, e o bispo emérito de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini, recorda essas afirmações.

“A opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,9)”, afirmou Bento XVI na abertura da Conferência de Aparecida.

Dom Demétrio Valentini foi um dos delegados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e para ele “não poderia haver uma declaração mais favorável à caminhada da Igreja na América Latina. A opção preferencial pelos pobres não poderia ter um apoio tão claro vindo de um Papa que é um grande teólogo, Bento XVI”.

O bispo ressaltou que o local escolhido para a conferência contribuiu para criar um ambiente propicio de conferência, já que no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, existiu a proximidade com os peregrinos e com as famílias da região, que os acolheram.Leia MaisDom Geraldo Lyrio relaciona Documento de Aparecida com o Pontificado de FranciscoEm assembleia, Bispos paulistas recordam 15 anos do Documento de AparecidaDom Orlando faz avaliação dos 15 anos do Documento de Aparecida

Segundo a partilha de dom Demétrio, a declaração de Bento XVI no início foi muito positiva, de alívio e de confiança que contagiou todos os participantes. Ao contrário da Conferência de Santo Domingo, realizada com muitas tensões internas”.

A comissão central presidida pelo cardeal Jorge Mario Bergoglio, foi destacada como positiva por Dom Demétrio, já que anos depois Bergoglio foi eleito Papa.

“O que a gente percebeu dessa comissão: que aceitava as contribuições vindas dos grupos, que os grupos se sentiram mais desafiados ainda a caprichar no trabalho, o que resultou com um texto muito favorável, conhecido como o texto de Aparecida. Da minha parte, é uma alegria ter participado de um momento tão importante para a caminhada da Igreja na América Latina e do Caribe”, disse.

Recentemente, dom Geraldo Lyrio relacionou o Documento de Aparecida com o Pontificado de Papa Francisco e destacou pontos como a conversão pastoral, a ecologia como o cuidado com a casa comum e a importância de levar o evangelho aos pobres como a declaração de Bento XVI, que em 2007 era o atual Papa. 

A série de vídeos da CNBB em comemoração aos 15 anos do Documento de Aparecida reforça pontos positivos da Conferência. Em entrevista ao A12, o Arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes reforçou a importância da aplicação dos principais legados deixados para a Igreja.

“A comemoração dos 15 anos do Documento de Aparecida tem a finalidade de nos levar a revisitar, a recordar e a aplicar as orientações pastorais do referido Documento. Sabemos que o Pontificado do Papa Francisco é iluminado e guiado pelo Documento de Aparecida”.

Assista na íntegra a declaração de dom Luiz Demétrio Valentini


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...