Nesta quarta-feira (15), celebramos o dia de Nossa Senhora do Rocio, a Mãe do Amanhecer. A TV Aparecida transmitiu a celebração que aconteceu em Paranaguá (PR), marcando a festa de número 210 dedicada à Padroeira do Paraná.
A Santa Missa foi presidida por Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá, e concelebrada por Dom Carlos José, bispo de Apucarana, Frei Hans, fundador da Fazenda Esperança, e os demais sacerdotes presentes.
Neste ano, a festa dedicada à Nossa Senhora do Rocio convida os devotos a refletirem o tema “Meu espírito se alegra em Deus”, e experimentar a alegria de Maria, Aquela que acreditou, se encheu de esperança e deve ser modelo para todos nós. Leia MaisOração à Nossa Senhora do Rocio3 fatos para se tornar devoto de Nossa Senhora do Rocio
Dom Edmar Peron iniciou sua reflexão falando sobre o Missal, “livro que traduz a Palavra de Deus nas orações e nos ajuda crescer na fé”.
“Começo a pregação com essa expressão bonita que ouvimos na Oração Eucarística, quando proclamamos a humilde Serva Maria que acolheu a Palavra e a guardou em seu coração. Admiravelmente unida ao mistério da Redenção, perseverou com os apóstolos em oração esperando a vinda do Espírito Santo. Agora resplandece no caminho da nossa vida como sinal de consolação e de firme esperança”.
O bispo ainda explicou que Maria é sinal de nossa firme esperança, “Deus escolheu Maria e a colocou de modo admirável no plano de salvação a todos nós”.
“Maria e sinal firme de nossa esperança, porque Ela foi capaz de fazer essas duas coisas: obedecer com fé sincera e colocou em Deus toda a sua esperança”.
Dom Peron mencionou a mensagem que o Papa Francisco divulgou nesta semana direcionada aos jovens, mas que serve de reflexão para todos, já que fala sobre a atenção e tempo que todos dedicam a tecnologia e não a Palavra de Deus.
“Quem não ler esse texto do Papa dirigido aos jovens, não pode ler mensagem de WhatsApp. Quem é que topa fazer isso?”
Ele falou de forma leve, mas reforçou o motivo de falar desta maneira.
“Desdramatizo, porque é muito sério isso. Nós gastamos tempo com coisas que às vezes são fofocas, mentiras que vão passando de aparelho em aparelho, de rede social em rede social. E a gente não se dedica a ler aquilo que forma o coração, o coração do crente, da pessoa que crê, que ama a Deus e que espera nele”.
O bispo de Paranaguá ainda explicou que a espera não é apenas sentar e aguardar que algo aconteça, a espera em Deus requer ação e disciplina.
“Nós esperamos em Deus. Esse esperar, porém, não é o esperar de quem se senta e vamos ver”. E afirmou ainda: “Esperar não é atitude da pessoa preguiçosa, é atitude da pessoa corajosa”.
Muitas pessoas acham que ter fé é esperar que Deus te dê coisas, que te dê a Salvação, mas é preciso dedicação, ser cristão é ser comprometido com a Palavra de Deus e esse comprometimento requer esforço.
“A gente vai atrás de dietas para queimar a gordurinha, pílulas que não sei o que, a gente está sempre correndo atrás de coisas mágicas, como se as coisas acontecessem na nossa vida desse jeito, sem disciplina pessoal, sem empenho pessoal. E o duro é que a gente passa isso para a vida espiritual, a gente então pensa que na vida espiritual não precisa fazer nenhum esforço para corresponder, nenhuma disciplina. Ao Espírito Santo sempre precisamos pedir a coragem para transformar em ações”.
Não basta ir para a Igreja e “assistir” a Santa Missa, é preciso escutar o que Deus diz e colocar em prática na vida.
“A Palavra que lemos não é apenas uma Palavra que precisa ser dita no rito da Missa, a Liturgia da Palavra é porque Deus nos ama e quer nos dar uma Palavra capaz de gerar Salvação em nossas vidas. Quando a Missa termina, é hora de passar da escuta para a prática da Palavra de Deus. Quem se alimenta da palavra de Deus tem esperança firme, e fé que ninguém derruba”.
Dom Peron reforçou que não basta ouvir a Palavra e esperar o que vai acontecer. É preciso uma ação diária, é preciso alimentar a fé e a esperança e isso se faz com ações.
“Mas tem que dar alimento para a esperança e fé, primeiro alimento para a fé e a esperança é Bíblia, não a Bíblia na sua casa, Bíblia parada pode mofar, é Bíblia que a gente pega para ler. Se a gente não organiza o tempo a gente nunca vai ler a bíblia e para ter uma fé firme e uma esperança igual a de Nossa Senhora é preciso oração. A Palavra sustenta nossa fé e nós devemos continuar regando nossa fé com a oração pessoal”.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.