Nesta terça-feira, 28 de junho, Dom Nelson Westrupp, scj, atualmente Bispo emérito da Diocese de Santo André (SP), celebrou a Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida.
Leia MaisBispos da Amazônia trabalham por direitos dos povos indígenasPapa Francisco celebra 30 anos de sua consagração como Bispo
Junto a outros Sacerdotes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, da qual faz parte, Dom Nelson comemorou os seus 58 anos de dedicação ao ministério do altar. Concelebrou o Bispo emérito de São Miguel Paulista (SP), Dom Fernando Legal.
Na homilia, o Bispo celebrou sua vida sacerdotal pedindo a intercessão de Nossa Senhora.
“Queremos render graças também ao Senhor pelos meus 58 anos de ordenação presbiteral bem como de meus confrades dehonianos vivos e falecidos. Mais do que comemorar 58 anos de ministério presbiteral, queremos fazer transparecer o sacerdócio de Cristo! Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe do sumo e eterno Sacerdote e nossa Mãe, nos ensine e nos ajude a crescer mais e mais na configuração a seu Divino Filho hoje e sempre! Amém!”.
A respeito do Evangelho do dia, quando Jesus acalma a tempestade, mostrando que a fé dos discípulos ainda estava fraca (Mt 8,23-27), Dom Nelson falou a respeito da fé que temos que ter em Cristo, mesmo com todas as dificuldades que passamos no barco da nossa vida:
“Jesus dormindo é a prova da Fé do Senhor está comigo e eu não sabia! O Seu sono nos desperta, o Seu silêncio nos fala. Não importa que Jesus durma, o essencial é ir com ele na barca, pelas rotas e destinos que ele nos traçou. Na verdade não é Jesus que dorme, sou eu que durmo a espera de tempestades que me despertem do sono da mediocridade. ‘Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria’. Ao amansar as ondas, Ele demonstra que é poder exclusivo de Deus! E Jesus tem o poder de reduzir ao silêncio vozes e movimentos que tentam impedir a missão de uma comunidade Cristã!”, concluiu.
Biografia
O catarinense da cidade de Imaruí tem 82 anos de idade, é filho de Apolônio Westrupp e de Leonila Berkenbrock, a prima-irmã da Beata Albertina Berkenbrock, que se tornou mártir na mesma cidade, ao morrer com 12 anos (1919-1931).
Realizou a profissão religiosa no dia 2 de fevereiro de 1959. Antes, com apenas 11 anos, ingressou no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em 1951. Foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1964, em Brusque, também no estado catarinense.
Atuou como bispo da Diocese de São José dos Campos (SP) entre os anos de 1991 e 2003. Sucedeu a Dom Décio Pereira, que faleceu em 2003, como bispo da Diocese de Santo André (SP), e seu episcopado aconteceu entre novembro de 2003 e maio de 2015. Dom Nelson ainda ocupou o cargo de administrador apostólico da Diocese de Lages (SC), entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, antes de retornar ao Grande ABC, no primeiro semestre de 2018, onde reside atualmente.
Dom Nelson também fez parte do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu o Regional Sul 1 por dois mandatos (2003-2011) e atualmente é membro da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.