Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Dom Orlando Brandes preside Santa Missa na Festa do Povo de Deus

Escrito por Letícia Dias

09 JUN 2025 - 11H43 (Atualizada em 16 JUN 2025 - 08H06)

José Eduardo Castro/A12

Em um clima de fé e comunhão, a Arquidiocese de Aparecida realizou neste domingo (15) a Festa do Povo de Deus 2025, um dia inteiro de programação, das 9h às 20h, com entrada gratuita, no Recinto de Exposições de Guaratinguetá (SP).

De acordo com o Padre Antônio Leonel (Padre Léo), da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP) e membro da equipe organizadora, a origem da Festa foi há 19 anos, idealizada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida.

"A Festa do Povo de Deus sela a unidade nossa de cristãos, tanto que é celebrada na Solenidade da Santíssima Trindade. Então, nosso [atual] arcebispo pediu que fosse nesta data para marcar a essencialidade da vida cristão. Devemos nos unir cada vez mais e celebrar essa unidade", afirmou em entrevista à Rádio Aparecida.

O evento contou com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que presidiu a Santa Missa às 16h, com a participação de todo o clero da Arquidiocese.

Durante a homilia, Dom Orlando destacou que a Festa do Povo de Deus convida a viver a espiritualidade da comunhão, do cuidado com a criação e da fraternidade.

“A nossa casa comum é a casa da Trindade, das mãos da Trindade”
, afirmou, recordando que o Pai é Criador, o Espírito Santo pairava sobre as águas, e tudo foi criado por meio de Jesus.

O arcebispo explicou a fé na Trindade e suas consequências práticas:

“A Trindade trabalha unida. A Trindade é comunhão. Somos chamados a fazer da humanidade uma grande família, vivendo numa sinodalidade. Por isso, todo cristão é templo da Trindade. Adore a Trindade no seu coração, fale com a Trindade no seu coração”.

José Eduardo Castro/A12 José Eduardo Castro/A12 Fiéis participantes da Festa do Povo de Deus


Inspirado no testemunho de Charles de Foucauld, Dom Orlando lembrou que quem crê na Trindade jamais está sozinho.Mesmo na solidão, a Trindade habita em nós. Quem acredita na Trindade dá um pontapé na solidão”, disse.

A homilia também trouxe um alerta sobre atitudes que vão contra a espiritualidade trinitária, como o individualismo e o uso excessivo de tecnologia. “Mesa é lugar de encontro. A melhor coisa deste mundo é a unidade. A Trindade quer comunicação, quer comunidade”, reforçou.

Dom Orlando concluiu, ao recordar a presença de Maria na vida trinitária:

“Maria é filha do Pai, mãe de Jesus e sacrário do Espírito Santo. Ela nos inspira a sermos filhos de Deus, irmãos de Jesus e templos vivos do Espírito Santo”.

Em entrevista ao A12, o arcebispo incentivou ainda a participação dos fiéis:

“Queridos diocesanos e diocesanas, crianças, jovens, idosos, casais, todo povo de Deus, nós queremos com nossa festa reunir o povo de Deus em nome da Santíssima Trindade. A sua presença tornará a festa mais bela. Não falte! Jesus te espera, a Mãe Aparecida e o Santo Frei Galvão.”

Entre os jovens presentes, Ana Beatriz Ferreira, da Comunidade Católica Shalom, em Guaratinguetá (SP), compartilhou sua experiência:

“Para mim, a Festa do Povo de Deus é um momento de muita alegria, uma experiência de fortalecer a fé, de estar com meus amigos, de evangelizar, de estar com os jovens. Dos anos que participei, sempre foram momentos de decisão por Deus e Sua vontade. Reencontrar pessoas da própria Arquidiocese e, o principal, estar perto de Deus, sempre buscando ser jovem e a santidade.”

A programação incluiu momentos de oração, consagração à Nossa Senhora, apresentações musicais e atividades recreativas voltadas para todas as idades.

Programação completa

• 9h – Acolhida das crianças

• 9h15 às 12h – Momento com os catequistas (teatro/gincana), encerrando com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida

• 12h – Animação com a Banda Unidos em Cristo

• 14h – Acolhida do Setor Juventude

• 15h – Acolhida das Paróquias

• 16h – Missa Solene presidida por Dom Orlando Brandes, com concelebração do clero arquidiocesano

• 18h – Show com Eliana Ribeiro e Banda, encerrando com a Adoração ao Santíssimo

add_box Leia também: Santíssima Trindade: O mistério central da fé

Veja algumas imagens da Festa do Povo de Deus 2025:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...