Em um clima de fé e comunhão, a Arquidiocese de Aparecida realizou neste domingo (15) a Festa do Povo de Deus 2025, um dia inteiro de programação, das 9h às 20h, com entrada gratuita, no Recinto de Exposições de Guaratinguetá (SP).
De acordo com o Padre Antônio Leonel (Padre Léo), da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá (SP) e membro da equipe organizadora, a origem da Festa foi há 19 anos, idealizada pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida.
"A Festa do Povo de Deus sela a unidade nossa de cristãos, tanto que é celebrada na Solenidade da Santíssima Trindade. Então, nosso [atual] arcebispo pediu que fosse nesta data para marcar a essencialidade da vida cristão. Devemos nos unir cada vez mais e celebrar essa unidade", afirmou em entrevista à Rádio Aparecida.
O evento contou com a presença do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que presidiu a Santa Missa às 16h, com a participação de todo o clero da Arquidiocese.
Durante a homilia, Dom Orlando destacou que a Festa do Povo de Deus convida a viver a espiritualidade da comunhão, do cuidado com a criação e da fraternidade.
“A nossa casa comum é a casa da Trindade, das mãos da Trindade”, afirmou, recordando que o Pai é Criador, o Espírito Santo pairava sobre as águas, e tudo foi criado por meio de Jesus.
O arcebispo explicou a fé na Trindade e suas consequências práticas:
“A Trindade trabalha unida. A Trindade é comunhão. Somos chamados a fazer da humanidade uma grande família, vivendo numa sinodalidade. Por isso, todo cristão é templo da Trindade. Adore a Trindade no seu coração, fale com a Trindade no seu coração”.
Fiéis participantes da Festa do Povo de Deus
Inspirado no testemunho de Charles de Foucauld, Dom Orlando lembrou que quem crê na Trindade jamais está sozinho. “Mesmo na solidão, a Trindade habita em nós. Quem acredita na Trindade dá um pontapé na solidão”, disse.
A homilia também trouxe um alerta sobre atitudes que vão contra a espiritualidade trinitária, como o individualismo e o uso excessivo de tecnologia. “Mesa é lugar de encontro. A melhor coisa deste mundo é a unidade. A Trindade quer comunicação, quer comunidade”, reforçou.
Dom Orlando concluiu, ao recordar a presença de Maria na vida trinitária:
“Maria é filha do Pai, mãe de Jesus e sacrário do Espírito Santo. Ela nos inspira a sermos filhos de Deus, irmãos de Jesus e templos vivos do Espírito Santo”.
Em entrevista ao A12, o arcebispo incentivou ainda a participação dos fiéis:
“Queridos diocesanos e diocesanas, crianças, jovens, idosos, casais, todo povo de Deus, nós queremos com nossa festa reunir o povo de Deus em nome da Santíssima Trindade. A sua presença tornará a festa mais bela. Não falte! Jesus te espera, a Mãe Aparecida e o Santo Frei Galvão.”
Entre os jovens presentes, Ana Beatriz Ferreira, da Comunidade Católica Shalom, em Guaratinguetá (SP), compartilhou sua experiência:
“Para mim, a Festa do Povo de Deus é um momento de muita alegria, uma experiência de fortalecer a fé, de estar com meus amigos, de evangelizar, de estar com os jovens. Dos anos que participei, sempre foram momentos de decisão por Deus e Sua vontade. Reencontrar pessoas da própria Arquidiocese e, o principal, estar perto de Deus, sempre buscando ser jovem e a santidade.”
A programação incluiu momentos de oração, consagração à Nossa Senhora, apresentações musicais e atividades recreativas voltadas para todas as idades.
Programação completa
• 9h – Acolhida das crianças
• 9h15 às 12h – Momento com os catequistas (teatro/gincana), encerrando com a Consagração à Nossa Senhora Aparecida
• 12h – Animação com a Banda Unidos em Cristo
• 14h – Acolhida do Setor Juventude
• 15h – Acolhida das Paróquias
• 16h – Missa Solene presidida por Dom Orlando Brandes, com concelebração do clero arquidiocesano
• 18h – Show com Eliana Ribeiro e Banda, encerrando com a Adoração ao Santíssimo
add_box Leia também: Santíssima Trindade: O mistério central da fé
Veja algumas imagens da Festa do Povo de Deus 2025:
1/11











Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.