Notícias

Evento on-line debate mensagem do Papa sobre comunicação e IA

"O algoritmo a serviço do homem. Comunicar na era da inteligência artificial"

Escrito por Redação A12

25 JUN 2024 - 15H47 (Atualizada em 26 JUN 2024 - 08H32)

13_Phunkod / Shutterstock

A mensagem de Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em maio deste ano, será tema da Conferência “O algoritmo a serviço do homem. Comunicar na era da inteligência artificial”, que acontece nesta quinta-feira (27).

O evento será realizado na Casina Pio IV, nos Jardins do Vaticano, e será transmitido nos canais do Vatican News em italiano e em inglês, a partir das 9h na Itália, 4h no horário de Brasília.

A mensagem do Papa será um ponto de partida para o debate sobre a comunicação e a inteligência artificial. No texto, ele destaca o seguinte trecho: “Neste tempo que corre o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade”, e aborda a importância da comunicação feita através da sabedoria do coração e orientada para uma vida mais plena da pessoa humana.

Leia MaisPapa Francisco tratará de inteligência artificial em reunião do G7Consultor de Comunicação da Santa Sé aborda inteligência artificial em aula on-lineApelo da Igreja para ética da inteligência artificial recebe novos aliadosIgreja reflete sobre regulamentação ética da Inteligência ArtificialA conferência que apresenta o nome “O algoritmo a serviço do homem. Comunicar na era da inteligência artificial”, vai propor uma análise mais detalhada sobre o texto do Papa para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, que também foi inspirado na mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, de 1º de janeiro: “Inteligência artificial e paz”.

O evento vai contar com a presença e momentos de fala de autoridades como o prefeito Paolo Ruffini e o secretário Pe. Lucio Ruiz do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, e por Stefano Marchetti, presidente da Fundação São João XXIII.

Além do Pe. Paolo Benanti, professor de ética e bioética da Universidade Gregoriana de Roma e presidente da Comissão de Inteligência Artificial para a Informação e membro do Comitê IA das Nações Unidas, entre outros participantes.

Entre os painéis e assuntos da programação estão: “a ética do algoritmo e os desafios para a comunicação”, e “as regras que contam”, que buscam entender o percurso que será feito pela IA no futuro.

Pe. Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da reitoria da PUC-Rio, explicou que essas são “mensagens que dão sequência ao pensamento de Francisco sobre o argumento expresso desde o início do seu pontificado em diferentes oportunidades”, em especial, nas mensagens anuais destinadas aos profissionais da comunicação: “O Papa fala de uma comunicação humana, ou seja, de humanizar a tecnologia”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...