Notícias

Gêmeos são ordenados no mesmo dia em Portugal

Ainda na infância, irmãos aprenderam a rezar e brincavam de celebrar a Missa

Escrito por Redação A12

05 JUL 2022 - 09H33 (Atualizada em 05 JUL 2022 - 10H31)

Agência Ecclesia

Afonso e Pedro Sousa, de 24 anos, além de serem iguais fisicamente, foram ordenados padres na mesma cerimônia, ocorrida no dia 3 de julho, no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, capital portuguesa.

Leia MaisSacerdote celebra o casamento do próprio netoDia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes

Pedro entrou primeiro no Seminário de Penafirme, aos 14 anos. No ano seguinte, foi a vez de Afonso, após receber o convite do irmão.

Embora garantam que cada um desenvolveu seu discernimento vocacional de modo independente, ambos reconhecem a importância da família na formação católica:

“Nascemos numa família cristã, e sabemos que a família é a base para a construção da nossa Igreja doméstica. Tivemos ali a primeira Igreja. Eu e o Pedro aprendemos a rezar com nossos pais.

As primeiras experiências de vida na Igreja, participar nas dinâmicas das Equipes de Nossa Senhora, onde os pais participavam, ir à missa, rezar à Nossa Senhora em família, as procissões do Corpo de Deus ou a procissão do Congresso da Nova Evangelização nas ruas de Lisboa, são experiências que nos marcam, são semente que nossos pais deixaram que, na resposta ao Seminário, recordamos”, afirma Afonso Sousa.

Vida no seminário

Pedro Sousa falou a respeito dos quase 10 anos de formação no Patriarcado de Lisboa:

Do seminário guardo a experiência do encontro com Jesus e com a Igreja. Uma experiência Intensa, que fez perceber o que é o sacerdócio”.

O novo sacerdote também declarou que nesse caminho vocacional, as renúncias não são apenas um “não”: “Eu renuncio, mas digo ‘sim’ a outras coisas”, afirmou. Citou, por exemplo, o fato dos padres não poderem se casar. Segundo ele, isso equivale à graça de poder viver como Jesus, com amor que é para todos".

"É decisivo falar sobre isto, porque é relacional e nos constrói como pessoas. Não podemos dizer que o padre perdeu a sua afetividade; ganhou de outra forma. Renunciamos a uma relação conjugal para nos entregarmos com disponibilidade à Igreja, disse.

“Foi um caminho muito belo, de formação, construído em Igreja. Foi conhecer-me, crescer na intimidade com Jesus e descobrir quem eu sou e quem é esta Igreja que eu quero servir e amar, explicou Afonso.

A ordenação

Além dos irmãos, mais oito padres foram ordenados na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerônimos.

Dom Manoel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, citou que a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em agosto de 2023 em Portugal, será a oportunidade para os novos padres fazerem o alegre anúncio do Evangelho:

“Será para vós, ordinandos de hoje, um marco inicial do vosso ministério, caracterizando especialmente como serviço da verdadeira alegria, que só em Cristo se consegue e com Cristo se partilha. Assim levou a Virgem Mãe, partindo apressadamente ao encontro de Isabel. Assim ireis vós, ao encontro de tantos que vos esperam!, disse o Bispo.

Os futuros sacerdotes esperam que a Jornada em Lisboa ajude outros jovens a descobrirem suas vocações. Segundo eles, o Senhor continua a chamar com a mesma intensidade”. Mas, o que muitas vezes falta é “um ambiente propício para responder”.

Se os pais não falarem aos filhos da experiência boa que é participar na missa, se os catequistas não falarem da importância do encontro com Jesus, se o padre não chamar, então não é fácil”, disseram os padres gêmeos à Rádio Renascença.

O método com que fomos chamados, eu e o Pedro, tem mais de 2 mil anos de garantia! É o método com que Deus chamou os apóstolos, disse Afonso.

Dom Anuar Battisti explica o que é a vida religiosa



Fonte: Agência Ecclesia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...