Notícias

Sacerdote celebra o casamento do próprio neto

Após se tornar viúvo, Paulo Muller foi autorizado pelo Vaticano a ingressar no seminário

Escrito por Alberto Andrade

28 JUN 2022 - 10H59 (Atualizada em 28 JUN 2022 - 13H22)

Fernando Lacerda

O dia 14 de maio de 2022 foi histórico para a família Muller, do Rio Grande do Sul. O engenheiro Anderson Muller se casou com a médica Rafaela Muller, na paróquia Santa Terezinha na capital Porto Alegre.

Leia MaisPadre atende confissão em um cinema no Rio de JaneiroPadre Zezinho explica que a Eucaristia é um domO que deixou a cerimônia ainda mais inesquecível é que o Matrimônio foi celebrado pelo avô de Anderson, o Padre Paulo Muller, de 85 anos. A ideia da celebração com o "padre avô" veio do próprio Anderson, que em entrevista para um jornal local, falou sobre o convite duplo:

"Juntamente com o convite foi nosso pedido, que ele fosse o responsável pela união. Depois de casar com a Rafa, essa deve ter sido a decisão mais assertiva que já fiz", disse o engenheiro.

“Ele conversou conosco alguns dias antes da cerimônia, nos contou do seu próprio casamento e do que ele almejava que o nosso fosse. Foi uma conversa muito linda, ficamos todos emocionados no dia”, admite a noiva.

As vocações na vida do Padre

"Era um desejo de infância, eu achava bonito ver a missa. Tentei (ir para o seminário) aos nove, aos 14 e aos 19 anos, mas na época não fui apoiado. Tive que escolher alguma coisa na vida e escolhi a namorada, mãe dos meus filhos" – afirma o Sacerdote para o jornal local.

Paulo e Lizzete se casaram em 16 de maio de 1959 na Catedral São Luiz Gonzaga, no centro da cidade, coincidência ou destino, a mesma Basílica na qual está atualmente, como vigário paroquial, uma espécie de auxiliar em Missas e confissões.

A esposa morreu em decorrência de um ataque cardíaco, depois de 29 anos ao lado do marido. Então, Paulo começou a se envolver mais com a Igreja, sendo catequista, ministro da Eucaristia e depois, Diácono. Assim, “Seu Milla” como é conhecido na comunidade, regressaria ao desejo de criança e o Papa João Paulo II autorizou o ingresso no seminário após o fim repentino do Matrimônio.

Fernando Lacerda
Fernando Lacerda
Padre Paulo casou o neto Anderson e sua esposa Rafaela em Porto Alegre (RS)


Ordenação e função "exclusiva”

Sua ordenação ocorreu em 2 de junho de 1995 e desde quando foi ordenado, com muito bom humor ele diz que quando vai ministrar o Sacramento da Confissão, diz se sentir beneficiado pela experiência de tudo que já passou.

“Quando a esposa me procura com um problema, esse problema também está com o marido. Então eu chamo ele aqui. E se não vir, eu vou atrás.”, brinca.

E por ter a experiência de estar “dos dois lados”, Padre Paulo dá três conselhos fundamentais para todo casamento:

“Muito amor, bastante amor, um caminhão de amor pelas pessoas. Segundo: fidelidade. O máximo de fidelidade para não trair aquela pessoa, para ela não se sentir frustrada pelo compromisso que assumiu. A terceira é a caridade entre o casal, parceria”, completou.


::Dom João Baptista Barbosa fala sobre o discernimento vocacional para o A12



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...