Notícias

Hino da JMJ 2023 ajuda jovens na preparação para o encontro em Lisboa

Escrito por Lais Silva

16 AGO 2022 - 12H48 (Atualizada em 16 AGO 2022 - 15H04)

Bragança Miranda / COD

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá em agosto de 2023, em Lisboa, Portugal. Jovens de todo o mundo já se preparam para participar deste grande encontro da juventude cristã.Leia MaisUm ano para a JMJ Lisboa: Organização se prepara para o encontro da juventudeJovens de Portugal visitam o Brasil para mobilizar brasileiros para a JMJJMJ 2023: Um caminho missionário na EuropaConheça os símbolos da JMJ

Neste período de preparação, todos os materiais de campanhas que convocam a participação para o evento são importantes e pensados em cada detalhe; o hino é uma dessas ferramentas que auxiliam na animação e no contato com os jovens.

A letra desta edição foi escrita pelo pe. João Paulo Vaz, que explicou a “ponte temática”, que ele fez entre a Jornada do Panamá e a de Lisboa, aprofundando a inspiração mariana comum entre os dois encontros.

Em entrevista à Agência Ecclesia, o sacerdote da diocese de Coimbra contou que o hino é “uma marca importante em cada edição”, influenciando jovens e fazendo recordar toda a caminhada de preparação para JMJ.

“A música tem o condão de marcar memórias: se ouço uma música lembro-me do momento que marcou, traz a memória do coração, as recordações e vivências, sendo um hino da JMJ e toda a envolvência, com toda a preparação que é um crescendo, é acompanhado sempre pelo hino”, explicou.

A um ano da edição de Lisboa, o padre João Paulo Vaz, defende a necessidade de entusiasmar os jovens para este grande evento tão importante para a juventude cristã. O encontro está marcado de 1 a 6 de agosto, entre os jovens de todo o mundo e o Papa Francisco, na capital portuguesa.

O encontro com o Papa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, e foi instituída por João Paulo II em 1985.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colônia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição de 2013, no Rio de Janeiro, foi a primeira edição com a participação do Papa Francisco, em seguida o Santo Padre participou das edições da Cracóvia e Panamá, e convida os jovens a participar com ele da edição de Lisboa.

No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da JMJ do Panamá, foi anunciado que a escolha para seguinte edição seria a cidade de Lisboa. O evento, que foi adiado por conta da pandemia de Covid-19, vai acontecer em 2023.

Fonte: Vatican News, JMJ 2023

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.