Jornalistas da TV Aparecida e do A12 falam de experiências com a profissão
O Dia do Jornalista Católico é comemorado neste sábado, 29 de janeiro

Neste sábado, dia 29 de janeiro, é comemorado o Dia do Jornalista Católico. Para homenagear a profissão que tem a responsabilidade de informar a população, sempre com qualidade, transparência e fidelidade dos fatos, o A12 convidou grandes comunicadores e católicos atuantes da TV Aparecida e do Portal A12 para compartilharem como é atuar dentro da profissão de jornalista aliado a fé e a religião que eles escolheram seguir.
.:: Veja o vídeo do A12:
Bete Ribeiro
Bete Ribeiro é jornalista formada pela Faculdade Teresa D’Avila de Lorena (SP). Autora do livro “Ouvir para se emocionar, a Radionovela na Rádio Aparecida” e do CD “Bete Ribeiro contando histórias”, a apresentadora do “Kombina” da TV Aparecida é devota de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Rita. Seu momento marcante na Rede Aparecida de Comunicação, atuando como jornalista e apresentadora, foi quando anunciou “habemus papam”, ao vivo, durante seu programa “Sabor de Vida” no conclave de 2013.
“Jesus nos pede isso: que a gente seja mensageiro e portador da Boa Nova. Então eu acho que essa junção é coisa de Deus na minha vida e eu sou muito feliz por isso.” Bete Ribeiro, Apresentadora
Jéssica Fernandes
Formada em Jornalismo pela Faculdade Teresa D’Avila, de Lorena (SP), Jéssica é produtora, repórter, redatora, apresentadora, entre tantas outras faces para fazer companhia àqueles que se conectam com a mensagem de Aparecida. Segue seu caminho com muito amor, fé e devoção como porta-voz dos devotos desde 2007. Atualmente, comanda o programa “Família dos Devotos”, está também no "Benção da Noite" e no “Santuário em Ação” na Rede Aparecida de Comunicação. Seus momentos marcantes foram nas reportagens e coberturas do revestimento interno do Santuário e da grande cúpula central.
“Meu caminho foi traçado para a comunicação nesse meio católico. Dizendo coisas para o bem, falando sobre Deus e Nossa Senhora.” Jéssica Fernandes, Apresentadora
José Eymard
Formou-se em Jornalismo em 2013. Trabalhou em emissoras de rádio e televisão de sua cidade. Chegou na TV Aparecida em outubro de 2014 e desde então vem trilhando seu caminho na Rede Aparecida de Comunicação. Devoto de Nhã Chica e São José, o apresentador do programa “Igreja em Saída” tem como seu momento marcante na Rede Aparecida de Comunicação a cobertura do “Desafios da Igreja: Ilha de Marajó”. Com a reportagem, José Eymard recebeu o prêmio “Clara de Assis” da CNBB.
“A gente tem um compromisso com a verdade, de noticiar aquilo que é o fato, mas também de mostrar o outro lado. Não vender apenas a tragédia, o sofrimento dos outros, mas mostrar que existe esperança.” José Eymard, Apresentador
Marília Ribeiro
Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo há 21 anos, é especializada em Gestão de Comunicação e Marketing e em Influência Digital. Marília é jornalista do A12 há oito anos. Profissional multimídia, Marília escreve, produz e grava os materiais do portal para manter sempre os internautas conectados pela fé. Seu momento marcante atuando como jornalista dentro da Rede Aparecida de Comunicação foi a cobertura dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“Como jornalista, ver o sentimento dos outros, ver a fé dos outros me fazia crescer também. Me fazia me sentir mais fortalecida.” Marília Ribeiro, Analista de Comunicação Digital
A data de hoje vai de encontro à mensagem divulgada pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, que será comemorada no dia 29 de maio. O Santo Padre pediu aos comunicadores que o verbo “escutar” seja mais utilizado no dia a dia, já que segundo ele, 'a audição deve ser feita com o ouvido do coração'. Francisco ainda alertou para o oposto da ação de escutar, que é “espreitar”, “bisbilhotar”, sobretudo em tempos de redes sociais. Ao invés de nos escutarmos uns aos outros, “falamos uns sobre os outros”. O Papa conclui a mensagem analisando a dimensão da escuta dentro da Igreja. “Quem não sabe escutar o irmão, em breve já não será capaz de ouvir nem sequer Deus.”, finalizou.
Veja conteúdos em vídeo do A12:
.:: Conheça o nordestino que caminhou cinco anos até Aparecida
.:: Veja como é o passeio aéreo do bondinho do Santuário Nacional

Despedida de Dom Vicente marca a celebração da Festa de Bom Jesus, em Pirapora
Confira a cobertura que o Portal A12 realizou da festa do dia do Senhor Bom Jesus de Pirapora.

Terceiro Maior Santuário de São Miguel fica no Paraná
O terceiro maior Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo está localizado na cidade de Bandeirantes no estado do Paraná, que compõe um dos principais polos de turismo religioso da região. Mensalmente, todo dia 29, são feitas celebrações por cura e libertação no local.

Mês de reflexão e ação: enfrentamento da violência contra a mulher
Neste Agosto Lilás, somos instruídos a pensar em formas de enfrentar casos de violência contra a mulher. Veja a iniciativa da ONU sobre a questão.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.