Notícias

Junho Verde: proposta da CNBB entregue ao Congresso Nacional vira lei

Escrito por Lais Silva

05 JUL 2022 - 16H17 (Atualizada em 06 JUL 2022 - 07H50)

Nikitabuida / Freepik

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma proposta ao Congresso Nacional para instituir a Campanha Junho Verde. Após votação, a proposta de número 14.393/2022 virou lei. A norma altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês de junho como parte das atividades educativas com relação ao meio ambiente.

Leia MaisSemana Laudato si' traz reflexões sobre o cuidado urgente com a Casa ComumDiálogos sobre Laudato Si e a espiritualidade ecológica ecumênicaPara entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a ‘Laudato sì’

A Campanha tem o objetivo de levar para a população a importância do cuidado com a conservação dos ecossistemas naturais e com todos os seres vivos, além do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.

Para o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a campanha Junho Verde é “passo importante na consolidação do entendimento de que todos devem buscar o desenvolvimento integral, que considera a essencialidade do equilíbrio na Casa Comum” e espera que a Lei “possa inspirar o nascimento de um novo tempo, com avanços na defesa da centralidade da vida”.

A campanha será promovida pelo poder público federal, estadual, distrital e municipal, em parceria com escolas, universidades, empresas públicas e privadas, além de igrejas, comércio, entidades e população indígena.

No texto da lei constam 16 sugestões listadas. Algumas delas são: divulgação de informações, conservação de espaços públicos, biodiversidade, redução de padrões de consumo e legislação ambiental. Confira o texto na íntegra, clicando aqui.

Ensinamentos da Laudato si’

A Campanha Junho Verde vai ao encontro da Carta Encíclica Laudato Si’, em que o Papa Francisco pede atenção, cuidado e ações para melhoria da Casa Comum, o nosso planeta.

“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado” . (Laudato Si')

O Santuário Nacional também desenvolve atividades que seguem as orientações da Laudato Si’, o Projeto Arvorecer tem como objetivo fazer com que o devoto leve uma lembrança viva da Casa da Mãe, além de incentivar a plantação de mudas. Luís Fernando, engenheiro agrônomo responsável pela produção das mudas, conta da importância desse projeto:

Tudo começou com a Encíclica do Papa. O Papa Francisco foi de uma ótima sacada de colocar esse assunto na primeira Encíclica dele como Papa, e eu acho que ele não colocou à toa, porque essa é uma questão mundial, a questão do desmatamento”.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...