Depois de dois anos de restrições por causa da pandemia, a procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores expressões da fé católica do povo brasileiro voltou a ser realizada de forma integral. Com o tema “Maria, Mãe e Mestra”, a 230ª edição do Círio homenageou a padroeira da Amazônia.
Leia MaisPapa Francisco envia mensagem para celebração do Círio de NazaréSantuário de Nazaré completa 100 anos do título basilicalA Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que mais de 2,5 milhões de pessoas estavam nas ruas de Belém no último domingo, 9 de outubro, para o momento de fé e devoção mariana.
Logo cedo, ás 6h, houve Missa na Catedral de Belém presidida pelo Arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira. Logo após, houve a tradicional saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
São muitas as cenas de demonstração de fé nas ruas de Belém. Pessoas pagando promessas e se movimentando de joelhos no asfalto, com amigos e parentes estendendo papelão para não causar muitas lesões; grupos carregando rosários gigantescos; pais e filhos descalços, seguindo a procissão; e crianças vestidas de anjo, enquanto os pais levam velas gigantescas. Momentos tão fortes que comovem e ficam na memória de quem vê ou vive a experiência.
A romaria terminou na Basílica Santuário, construída no mesmo local em que a Imagem foi achada em 1700, pelo Caboclo Plácido.
Desde 1901, no segundo domingo de outubro, os devotos vivem o mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus.
Na tarde do domingo, houve a Missa de encerramento presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, e a noite, houve o Círio Musical, com a apresentação do Padre Antônio Maria.
Dom Alberto Taveira explica que a primeira lição do Círio está na presença de Maria nas casas:
“A presença das imagens de Nossa Senhora de Nazaré em todas as famílias pode ser símbolo do acolhimento oferecido à Virgem Maria, transformando nossas casas em Casas de Maria”.
Na multidão, ele disse ficar impressionado “com os olhares das pessoas” e também com os promesseiros “que se multiplicam por milhões, escondendo e revelando o mistério humano, envolvendo a todos, sem exceção”.
Maior concentração católica no mundo, considerando-se a procissão de um dia, o Círio de Nazaré, realizado há mais de 200 anos, se traduz por uma monumental manifestação de fé à Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro. A grandiosidade mereceu alguns títulos que enchem de orgulho os paraenses.
Em 2013, a celebração foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco e também como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 2018, o A12 cobriu presencialmente o Círio de Nazaré, confira!
Papa exalta o batismo como o nascimento no Espírito de Deus
Saiba como foi a Festa do Batismo do Senhor no Vaticano
Faça a prece do turista
Viajar é uma oportunidade de conectar-se com Deus, agradecer e pedir proteção em cada novo caminho.
Inicie o ano com fé: reze a Novena de São Sebastião
Reze a Novena de São Sebastião e fortaleça sua fé com orações e reflexões inspiradoras.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.