O ambiente da catequese, primordialmente, deve promover entre as crianças o despertar e a reflexão sobre as vocações.
Segundo o saudoso Papa Francisco, em carta para o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, é o próprio Deus quem semeia nos corações esse chamado, por isso, nosso papel é ajudá-las a escutar seu interior e conhecer os caminhos possíveis.
Neste mês vocacional, o Portal A12 quer propor aos pais e catequistas maneiras de cultivar as vocações nos pequenos.
Primeiramente, é preciso recordar que já na infância, quando a criança aprende os valores cristãos e a viver as práticas de piedade, podem surgir os anseios por alguma vocação.
Isso é evidente quando olhamos para a vida de santos jovens como os pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, de Santa Maria Goretti, de São José Sanchez del Rio, São Tarcísio, dentre outros.
Estes pequenos sentiram no mais profundo de seus corações, um impulso ao amor que não se estreitou pela pouca idade.
A partir desse olhar, confira a seguir ideias para promover as vocações na catequese:
Introduza nas catequeses histórias curtas e ilustradas sobre crianças e jovens santos como os citados acima e outros (Domingos Sávio, Teresinha, Carlo Acutis, Pier Giorgio Frassati).
Uma dica é realizar um “Mural dos Santos Jovens” para inspirar as crianças a verem a santidade como algo próximo.
Leve-as a compreender que Deus ama cada uma e as deu capacidades e dons. Proponha dinâmicas em que cada criança desenhe ou escreva como pode servir aos outros na sua idade (em casa, escola, igreja).
Uma maneira é criar um “Calendário do Bem” com pequenas missões semanais de carinho.
Mostre as diferentes vocações e suas características. Explique que vocação não é só sacerdócio ou vida religiosa: incluir matrimônio, vida missionária, consagração laical e compromisso no mundo.
Que tal promover um “Encontro Vocacional” com testemunhos breves e alegres das diferentes vocações? O contato com pessoas que já vivem um chamado pode ser muito importante nesse processo de autoconhecimento.
Ensine momentos de oração silenciosa adaptados à faixa etária, explicando que é tempo de “escutar Jesus no coração”. Incentive que eles falem com Deus de forma livre.
Utilize músicas calmas e gestos simbólicos (vela, cruz, Bíblia aberta) para favorecer o clima de recolhimento.
Crie jogos e dinâmicas com perguntas sobre sonhos, talentos e formas de ajudar as pessoas, para ajudá-las a expressar aquilo que trazem no interior.
Utilize de passagens bíblicas sobre chamado (Samuel, discípulos, Maria, Lucas) para que as crianças se imaginem como estas figuras.
Para fechar, nada melhor que dar a elas espaço para atuarem no serviço da Igreja, como ajudar como coroinhas, preparar leituras e cantos para as celebrações.
Incentive a participação na própria paróquia, especialmente nas celebrações dominicais do mês de agosto em que a Igreja dedica a cada vocação.
Envie esse conteúdo para os catequistas que você conhece!
Visitar os enfermos: um gesto cristão de misericórdia
No Dia Mundial do Enfermo e mês em que o Papa Leão XIV nos convida a rezar pelas crianças com doenças incuráveis, reflita sobre uma obra de misericórdia!
CNBB dá passo importante para a evangelização da Juventude
O Documento 85 aborda ações práticas e direcionamentos para trabalhar a evangelização com a juventude. A comissão caminha para atualizar alguns pontos importantes.
VÍDEO: Veja como foi a Romaria do Terço dos Homens 2026
O encontro dos homens do Terço foi um verdadeiro retiro. Homens de joelhos, proclamando o senhorio de Jesus e a intercessão de Maria, renovando o compromisso de santidade na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.