Notícias

Monsenhor Valdir José de Castro é o novo bispo de Campo Limpo (SP)

Nomeação foi feita após o Papa aceitar renúncia de Dom Luiz Antônio Guedes

Escrito por Redação A12

14 SET 2022 - 10H38 (Atualizada em 14 SET 2022 - 12H04)

Reprodução YouTube/ Paulus Editora

Nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Campo Limpo (SP), apresentada por dom Antônio Guedes por motivo de idade; e nomeou o padre Valdir José de Castro, ex-superior geral da Sociedade de São Paulo, como o novo bispo do governo da pastoral.Leia MaisCNBB: Entidade Representativa do povo e da sociedade brasileiraOuçamos a CNBB sobre os perigos da manipulação religiosa e fake newsAprovada pelos Bispos, nova marca da CNBB é divulgada

De acordo com o site da diocese é com "entusiasmo e alegria deseja as boas vindas ao bispo eleito", Monsenhor Valdir José será o terceiro bispo local.

Biografia de Valdir José de Castro

Padre Valdir José de Castro nasceu em 14 de fevereiro de 1961 em Santa Bárbara d’Oeste, diocese de Piracicaba, em São Paulo. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (SP).

Em 1994 concluiu a Licença em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e cursou Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul (RS). Em seguida, especializou-se em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo (SP) e fez doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sua primeira profissão religiosa foi em fevereiro de 1981 na Sociedade de São Paulo (Paulinas) e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1987.

Dentro do Instituto religioso ocupou os seguintes cargos: mestre de Noviços; diretor geral do Apostolado Paulino em São Paulo; provincial da Província da Argentina, Chile e Peru; provincial da Província de São Paulo. De 2015 a 2022, Pe. Valdir foi superior geral da Sociedade de São Paulo em Roma, tornando o sétimo sucessor do fundador Bem-Aventurado Tiago Alberione e o primeiro não italiano a assumir o cargo.

Reprodução / Diocese de Campo Limpo
Reprodução / Diocese de Campo Limpo


Saudação da CNBB ao monsenhor Valdir José de Castro

"Estimado Monsenhor Valdir José de Castro,

Com alegria, recebemos a notícia da escolha do Santo Padre, o Papa Francisco, pela sua nomeação como novo bispo da Diocese de Campo Limpo, em São Paulo. Queremos também o acolher como novo membro desta Conferência Episcopal.

Rogamos a Deus que o ilumine nesta nova missão confiada pela Igreja e, como contribuição para o início de seu ministério episcopal, abençoe o seu itinerário e a sua caminhada junto ao povo.

Gostaríamos de destacar, para incentivá-lo, as palavras do Papa Francisco proferidas, em referência aos conselhos que o apóstolo Paulo dá ao jovem bispo Timóteo, em um encontro com bispos na casa Santa Marta, em setembro de 2020:

“Os bispos estejam próximos a Deus com a oração, a seus sacerdotes, próximos entre si e, por fim, ao povo de Deus“.

Que o exemplo de amor perfeito da Sagrada Família, a quem o patrocínio de sua futura diocese está confiado, o inspire na missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB"

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB, Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...