Desafios da Igreja após 15 anos da Conferência de Aparecida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está realizando uma série de vídeos chamada “Testemunhos CNBB 70 anos”, e nesta semana foi lançado o quarto vídeo da série, desta vez quem testemunhou foi o arcebispo de São Paulo e primeiro vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), cardeal Odilo Pedro Scherer, que falou sobre os principais desafios da Igreja após 15 anos da Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.
Ele destacou que a Igreja no Brasil continuou enfrentando muitos desafios, entre os antigos e os novos que surgiram neste período de 15 anos da Conferência e destaca que o “principal desafio é a renovação da vida eclesial a partir daquilo que Aparecida coloca como conversão pastoral e missionária”. Leia MaisDom Geraldo Lyrio relaciona Documento de Aparecida com o Pontificado de FranciscoEm assembleia, Bispos paulistas recordam 15 anos do Documento de AparecidaDom Orlando faz avaliação dos 15 anos do Documento de Aparecida
Dom Odilo atuou como secretário-geral adjunto na V Conferência que teve como tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”. Ele destaca que um dos maiores desafios neste tempo foi não ter conseguido trazer um novo olhar missionário, uma impostação missionária nova para dentro da Igreja:
“A CNBB tem esse papel de ajudar a refletir, propor, animar e dar impulso a esta ação que não pode ser de um só, mas de todos num sentido sinodal, em comunhão, participação e missão. A CNBB no seu conjunto tem sempre feito isso através de propostas, de diretrizes, mas agora, talvez, umas coisas mais miradas em função da renovação missionária da Igreja, isso poderá ajudar toda a Igreja Católica no Brasil a um novo impulso missionário”, destaca.
Assista o vídeo
Fonte: CNBB

5 considerações do Núncio Apostólico da Ucrânia sobre a guerra
Dom Kulbokas é o Núncio Apostólico da Ucrânia, e falou em entrevista sobre fé do povo neste período de conflitos que já duram quase seis meses, sobre o significado da festa da Assunção e como o Papa Francisco está acompanhando este momento.

Ucrânia quer que Papa visite cidade alvo de massacre russo
O Papa Francisco negocia uma viagem à Kiev, capital ucraniana, mas o governo quer que o Santo Padre visite também Bucha, cidade que foi palco de massacres.

Partilha Brasília: assistência a situação de vulnerabilidade social
Arquidiocese de Brasília lançou nesta segunda-feira, 15 de agosto, o projeto Partilha Brasil, que tem como foco ampliar assistência as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.