A Igreja no Brasil recebeu a notícia da decisão do Papa Leão XIV em anunciar a nomeação de monsenhor Milton Zonta, S.D.S., como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma (SC). A comunicação foi realizada pela Nunciatura Apostólica, neste dia 30 de dezembro.
Monsenhor Milton Zonta torna-se bispo coadjutor após cerca de quatro décadas no ministério presbiteral. O religioso da Sociedade do Divino Salvador (Salvatorianos) tem uma trajetória com ênfase no serviço voltado à comunhão eclesial.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou gratidão por este novo passo em sua caminhada e destacaram a ampla experiência pastoral que o novo bispo oferece ao ministério episcopal. Confira um trecho da saudação:
"Ao acolher este novo chamado do Santo Padre, a Igreja no Brasil reconhece e valoriza o testemunho de fé, a sólida formação teológica e a ampla experiência pastoral e missionária que o senhor oferece ao ministério episcopal, marcado pelo serviço generoso, pela comunhão e pela dedicação incansável à evangelização”, afirmou o presidente da CNBB, Dom Jaime Cardeal Spengler e demais membros.
Monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, na cidade de Videira (SC) iniciou a caminhada vocacional dos salvatorianos bem cedo, aos 15 anos, realizando o noviciado em 1979. Foi ordenado diácono na cidade de Campinas (SP) no ano de 1986, e presbítero em 17 de janeiro de 1987, na sua cidade natal.
O novo bispo é formado em Orientação e Supervisão Pedagógica, pela Faculdade Moema (SP) e em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL) e bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP),
Além de especialização em Pastoral Juvenil (IPJ), de Porto Alegre e em Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano, cursada na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá.
Ao longo de sua missão exerceu os serviços de vigário paroquial em Videira, promotor vocacional provincial, missionário no Maranhão, superior provincial dos Salvatorianos no Brasil, conselheiro geral e superior geral da Sociedade do Divino Salvador (SDS), com atuação em Roma entre 2012 e 2024.
Desde 2025, atuava como vigário da Paróquia Imaculada Conceição, em Videira (SC), serviço pastoral que agora se amplia com o chamado ao episcopado.
Trajetória marcada pela missão e pelo serviço
“Confiantes na ação do Espírito Santo, a CNBB dirige-lhe votos de um ministério fecundo e abençoado, invocando sobre sua missão as bênçãos de Deus e a materna proteção de Nossa Senhora, para que o seu serviço fortaleça a esperança e edifique o povo de Deus que lhe é confiado”, afirmou Dom Jaime Cardeal Spengler.
+ Conheça o Projeto "Capacita em Rede" da CNBB que oferece 50 cursos gratuitos
Fonte: Vatican News
Sensus fidei: dom que fortalece a caminhada sinodal do cristão
O batismo nos insere na fé cristã e nos concede o sensus fidei, dom que ajuda a discernir a verdade revelada e viver nossa vocação profética.
Rezar de dia ou à noite? Qual o melhor horário?
Tire todas as suas dúvidas sobre se existe um horário correto para rezar, conforme os ensinamentos da Igreja e da Bíblia. O A12 responde!
Reflexões bíblicas para viver uma espiritualidade sinodal
Sinodalidade é caminhar juntos na fé, dialogar e partilhar, vivendo a missão da Igreja em comunhão e corresponsabilidade. Sua comunidade vive isso?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.